sábado, maio 28, 2011

Gil Scott-Heron (1949-2011)

Share

Gil Scott-Heron, nascido em Chicago mas tendo vivido uma importante parte da sua vida no Bronx, em Nova Iorque, era um pensador,um poeta,um músico, apesar de que nunca ter sucedido academicamente.

Ele foi levado a editar as suas letras e músicas por um grande nome da produção de jazz, Bob Thiele. O seu primeiro álbum foi editado em 1970, "Small Talk at 125th and Lenox", e, em termos de instrumentos esse disco só tinha percussão a acompanhar a sua voz.

Esse seu estilo de declamação para denunciar os problemas sociais e políticos no seu país e até fora dele, serviram de inspiração a muitos dos seus contemporâneos, que viriam a ser também inovadores na área do rap e do hip-hop. Talvez por isso Gil Scott-Heron seja considerado pelos seus pares como um dos mentores do rap. É importante recordar que logo no seu primeiro disco estava incluido "The Revolution Will Not Be Televised".

Gil Scott-Heron teve o seu maior êxito, em termos de reconhecimento, quando chegou à editora Arista, onde editou pela primeira vez em 1975, depois de uma inspiradora sucessão de quatro discos, na editora de Bob Thiele. Apesar de algumas paragens, ao longo da sua carreira, por razões de de problemas com a lei, Scott-Heron editou até ao fim da sua vida."I´m New Here", de 2010, foi aclamado pela crítica e foi, novamente, buscar novos fãs e admiradores da sua palavra crítica e contempladora do mundo. Agradando ainda mais a novos públicos serviu a "revisão" de "I´m New Here" por Jamie dos XX.

Os seus maiores êxitos de vendas foram os temas que podem ver abaixo, seguindo-se uma entrevista com Scott-Heron.