quarta-feira, agosto 04, 2010

Bobby Hebb (1938-2010)

Share
Se há bandas de um êxito, também existem compositores globalmente conhecidos por apenas uma das canções que escreveram. Um deles foi Bobby Hebb, falecido ontem, devido a um cancro pulmonar, que todos lembramos de só uma canção, apesar de ter composto centenas.

Bobby Hebb nasceu numa família de artistas, os seus pais eram músicos e os seus irmãos, mais velhos, eram também músicos e dançarinos(sapateadores). Assim, o pequeno Bobby cresceu numa casa em que cantar e dançar era uma forma de vida e cedo passou a actuar com os seus irmãos.

A canção que todos reconhecem de Hebb é "Sunny", um tema escrito e inspirado em dois momentos infelizes da sua vida e, um deles, da história do seu país, os Estados Unidos da América. Esse tema que, para além de interpretado por si, foi cantado pelos maiores nomes da história da pop, de Frank Sinatra a Stevie Wonder, e outros tantos do jazz, de Ella Fitzgerald a Stanley Jordan, nasceu, em 1963, o ano da morte do seu irmão e de JFK, ambos assassinados.

"A Natural Man", canção de Hebb escrita a meias com Sandy Baron, deu um Grammy a Lou Rawls.

Grande parte da vida de Hebb, além da composição, foi passada a tocar ao vivo em bares de jazz, nomeadamente em Nova Iorque, cidade onde encontrou o gestor de carreira, Buster Newman, que fez com que nunca mais o esqueçamos por causa de uma música.