segunda-feira, agosto 16, 2010

Abbey Lincoln (1930-2010)

Share
Faleceu, no passado sábado, a actriz, compositora e intérprete, Anna Marie Wooldridge, conhecida pelo seu nome artístico de Abbey Lincoln.

Antes da sua grande chance, Abbey Lincoln, natural de Chicago, actuou em "supper clubs", uma designação dada a clubes de alguma sofisticação mas economicamente acessíveis à classe média, onde os clientes, para além de um jantar, passavam o resto da noite convivendo e assistindo a um espectáculo.

Em 1956, em "The Girl Can´t Help It", que tinha como protagonista Jayne Mansfiled, Abbey Lincoln teve a sua primeira grande aparição em filme, não como actriz mas como ela própria, Abbey Lincoln, a cantora, entre um leque de outros artistas participantes, como Fats Domino, Gene Vicent, The Platters, Little Richard, entre outros. Em 1957, numa América racista e segregada, passa pelo mais importante programa televisivo norte-americano da época, o Steve Allen Show, para interpretar "You Came A Long Way From St. Louis". Mas é a partir de 1959, com o disco "Abbey is Blue", que a sua carreira toma um novo rumo, deixando para trás as canções de fantasia e as performances para consumo da família americana para a utilização da sua arte como mais um instrumento de luta e de apoio ao movimento dos direitos civis. Esse trabalho continua com o seu futuro marido, o músico de jazz Max Roach. Entre 1962 e 1970, período em que esteve casada com Roach, Abbey Lincoln participou em diversos trabalhos com ele, sendo os mais marcantes, numa perspectiva política da época, "Freedom Now Suite" e "Freedom Day", temas que foram cantados ao vivo, na época, na TV, mas na Europa (Alemanha, Bélgica e Suécia) e nunca nos Estados Unidos da América. No entanto, a sua carreira a solo ficou em pausa, dedicando-se mais à actuação, lançando apenas dois discos na década de 60, e só voltando a editar em 1973, a que se seguiu outra paragem de sete anos até um novo disco. As décadas de 90 e 00, foram as que editou mais regularmente, ora obra própria ou cantando outros compositores. Ironicamente, um dos seus melhores discos foi também o seu último, editado em 2007, em que Abbey canta ela própria, Abbey Lincoln.

As diversas fazes da vida de Abbey Lincoln, em vídeo: