quarta-feira, agosto 17, 2005

Sentença de Morte

Share
Para quem não viu a "Única", do Expresso, do último sábado, há uma fantástica fotografia que foi tirada num canil municipal e era a capa e uma das que acompanhava um artigo, "no Fim da Linha", sobre os cães e gatos que são abandonados no Verão. Por coincidência, segundo o editor da revista, a Clara Ferreira Alves escreveu, na sua Pluma Caprichosa, um fantástico artigo, "Das Pessoas e dos Cães", sobre os animais e os velhos que são abandonados chegando ao Verão.

Quanto a mim, a foto merecia um prémio. Reparem, nos três animais que se vislumbram. Os dois primeiros são imagens chapadas de tristeza e desalento. O terceiro é, sem dúvida, o retrato do cão jovem e ingénuo, sem saber o que o espera . Provavelmente, o que os espera, é a morte ao pontapé, "mocada" ou outra "arte" praticada em alguns desses canis municipais. Sim, porque a morte por injecção letal é um luxo.

Segue, amanhã, o nome do fotógrafo que tirou a foto para esta reportagem que ainda podem ler no Expresso à venda.

Ainda bem que houve o bom senso de, a seguir a esta reportagem na "Única", não ter havido um artigo sobre um "pobre" toureiro que ao cortar uma orelha levou uma valente cornada de uma "coisa".