terça-feira, julho 11, 2006

A Morte de Syd Barrett

Share
Como vivemos numa sociedade de sound bytes, a notícia vai-se ficar por: "Morreu Syd Barrett, um dos fundadores dos Pink Floyd". E, é claro, passarão, em seguida, algo com David Gilmour (amigo de infância de Barrett que o acabou por substituir na banda) ou Roger Waters a cantar um dos temas que Syd Barrett talvez nunca tivesse composto.

Roger Keith Barrett (aka Syd Barrett) foi o fundador dos Pink Floyd Sound (nome derivado de dois homens do blues: Pink Anderson, Floyd Council) , banda que já existia, com outro nome, com Roger Waters, Nick Mason e Richard Wright e com um guitarrista que saiu (por isso o novo nome). David Gilmour só começa a colaborar com os Pink Floyd quando a doença mental de Syd Barrett, esquizofrenia, catalizada pelo uso de drogas como LSD, torna o seu trabalho e a sua vida impossível. Há também quem diga que os membros da banda, incluindo um dos seus amigos de infância, Roger Waters, livrou-se dele pelo seu comportamento imprevisível e não pela doença. No entanto, há também quem diga que foi ele que se despediu. Qual a razão verdadeira, só eles saberão.

As duas últimas obras de originais de Barrett são de 1970.

Ironicamente, os maiores êxitos dos Pink Floyd, como "The Dark Side of the Moon" (1973) e "Wish You Were Here" (1975) foram posteriores a Syd Barrett.

Syd Barrett (06/01/1946 - 07/07/2006)

Aconselho vivamente a leitura deste artigo, da Associated Press, sobre a morte de Barrett.

Mais sobre Barrett:
Fotos que dizem ser ele com menos de 30 anos
Google
AllMusic