quinta-feira, abril 21, 2011

Faleceu Gerard Smith (TV on The Radio)

Share
Não se esperava esta tão supreendente notícia, a morte de Gerard Smith (o segundo à esquerda a partir da direita, na foto) dos TV on The Radio, apenas meses depois de ter sido diagnosticado.

Smith teve conhecimento do seu diagnóstico depois da finalização do último disco da banda, "Nine Types of Light", e antes do South by Southwest. Na altura, a banda colocou uma pequena nota no síto do grupo dizendo que Gerard não iria participar na digressão respeitante ao novo disco mas que estava com uma atitude positiva para combater a doença e tinha a sorte de ter um bom seguro de saúde. Inflelizmente, com a sua morte esta manhã, a sua atitude positiva e o seu seguro não foram suficientes para batalhar a doença e o manter vivo.

Gerard Smith juntou-se oficialmente aos TV on The Radio, em 2005, apesar de, em 2004, já ter participado no EP New Health Rock. Para ele, ficou a seu cargo o baixo, teclados e sintetizadores assim como samples. O primeiro trabalho editado pela banda, com a colaboração de Smith, foi o álbum "Return to Cookie Mountain", de 2006.

Para além dos Tv on The Radio, colaborou com outros projectos, entre eles, os colegas de catálogo dos TV on the Radio, os Celebration, em 2004, como vocalista, em "The Good Ship".

Gerard Smith tinha 34 anos e faleceu, na manhã de ontem, devido a um cancro no pulmão*.

*Obrigado, Rita.