segunda-feira, outubro 25, 2010

Gregory Isaacs (1951- 2010)

Share
Gregory Isaacs nasceu e viveu parte da sua infância e vida adulta num gueto em Kingston. Aos dezoito anos, editou o seu primeiro disco, e, até aos 22 anos, colaborou com outros artistas jamaicanos, mas a sua vida só começa a ter um novo rumo quando resolve editar a solo e criar a sua própria editora, a African Musem, e a sua loja de discos. Um ano mais tarde, em 1974, acontece o seu primeiro grande êxito na Jamaica, com "All I Have is Love". O sucesso internacional deIsaacs só se dá quando assina e grava por grandes editoras internacionais (a Island Records, a Virgin Records/Frontline e depois a Charisma) mas mantendo, em alguns casos, a ediçao das obras, na Jamaica, com a sua African Museum.

Em 1981, edita "Night Nurse", um excelente tema e um grande sucesso, mas que adivinhava o pior: o início de uma década de probelmas com drogas e várias detenções. O consumo de diversas drogas começava a trazer-lhe os primeiros problemas de saúde e com as autoridades. Em 1982, "Night Nurse" é editado na Grã-Bretanha e alcança o Top 40. Quinze anos mais tarde, o tema que deu o nome ao disco, foi recriado po Sly & Robbie com Simply Red e é um sucesso de vendas tão grande que consegue chegar à 12ª posição.

Isaacs editou até ao fim da sua vida, mas as consequências de uma vida de abuso de drogas, envelheceu-o a ele e à sua voz precocemente, fazendo das edições mais recentes meras sombras da sua obra nos anos setenta e oitenta.

Gregory Isaacs, que muitos apontaram como sucessor de Bob Marley, como embaixador do reggae, tinha uma grande admiração por Marley e dizia que ele tinha sido a abertura das portas do som da Jamaica para o mundo.

De Isaacs, ficam centenas de músicas e dezenas de pequenos e grandes hits para ouvir, entre os quais, "Love Is Overdue", "Tune In", "Slave Master", "Rumours", "Soon Forward", Private Beach", "Night Nurse" (ver vídeos abaixo).

Isaacs faleceu na Grã-Bretanha, onde vivia com a sua família e lutava contra um cancro pulmonar.