quarta-feira, maio 31, 2006

Traz as Pipetas




Não, não são as Bananarama com um lift up mas são também britânicas e já deram a volta ao mundo e venderam 30 milhões de discos. E vocês ainda não conhecem? (A parte da "volta ao mundo" e dos "30 milhões de discos" é mentira.) Mas isto é verdade: podem ouvi-las no MySpace.

Who´s Afraid of Krzysztof Penderecki?

Ao que parece, a Casa da Música, tem "medo" de Penderecki. Por isso, Penderecki estará à frente da Orquestra do Norte, amanhã, mas no Instituto Superior de Engenharia, no Auditório Magno. Estranha-se este desinteresse num dos mais importantes compositores da actualidade, tendo em conta, ainda para mais, que a Casa da Música não terá qualquer espectáculo amanhã.

------------------------------------

Quem é Krzysztof Penderecki?

terça-feira, maio 30, 2006

Esperança



Esperança é o que eles têm! Hope of the States têm novo vídeo, "Sing It Out", no MySpace. Sim, não gosto do vídeo. O tema é ok (sem vídeo).

Canhões a RIR

Havia um blogosferista que tinha todos os canhões apontados para o Rock in Rio 2004. O amigo, entretanto, cresceu, emigrou, trabalha nine to five ou é assessor de um ministro e deixou-se destas brincadeiras. De qualquer forma, este seu post de 2004, apesar dos dois anos que passaram, ainda está actual para o Rock in Rio 2006.



P.S. Quando forem comprar batatas ao Continente, levem a revista "Certa" para casa. Tem uma entrevista ao homem do "on and on how fragile we are". O Sting.

The Replacements

The Replacements regressam com uma compilação e abrem as portas para um novo disco.
Para já, os dois temas novos, "Message To The Boys" e "Pool & Dive", que podem ouvir clips, foram gravados em 2005, segundo o site.

Mais detalhes no site de Paul Westerberg.

Com Dedicatória

Esta é para a rapaziada fã dos Artic Monkeys. :-)




Gary Numan "samplado", versão de Artic Monkeys, o que é que estas meninas vão fazer
a seguir? Uma versão do "Highway to Hell", dos AC/DC?


Ok, ok, ok... Tomem lá o original:



UM DESAFIO: sincronizem os dois vídeos. Têm, no entanto, que baixar o volume no vídeo de cima.

Façam o Próximo Vídeo Yeah Yeah Yeahs


Esta é a vossa oportunidade de terem uma obra vossa a passar no MTV.

Só os Brasileiros?

Pois, é verdade, no Rock in Rio, as bandas portuguesas fazem fila não só atrás de músicos brasileiros desconhecidos mas também atrás de outros de outras nacionalidades. Elected e Gathering não são, de certeza, mais populares em Portugal do que os Mesa. Há, por acaso, alguma rádio que passa, neste momento, os Elected?

Waterfall




Stone roses - Waterfall (ao vivo e sem rede) (Ver em Casa)

segunda-feira, maio 29, 2006

Arte & DEVOlução

Ai está, nunca o termo DEVOLUTION, criado pelos Devo, fez tanto sentido. E como grande exemplo dessa "devolution" do homem, está de regresso esse grande programa, na nossa Dois, sobre a tradição portuguesa, de um espectáculo legal, de tortura de animais. Está num horário que possibilitará a qualquer português fazer do seu filho um homem, com H. Ás 19.00 H, aos sábados.

Os comentários e locuções são fascinantes e as imagens de praças às moscas são também uma alegria.

Vindas do Céu






Os Sky Drops agradarão aos fãs de bandas como os My Bloody Valentine.

Quando Morreu?

O Desmond Dekker morreu na semana passada. Aliás, soube da notícia porque li no Juramento sem Bandeira. O Vítor Junqueira escreveu que ele tinha morrido "ontem", o que, contas feitas, dava quinta-feira. Eu fui investigar e li, na Reuters, que tinha morrido na "quarta-feira" e assim escrevi. No entanto, o Nuno Galopim, num apontamento mais longo sobre Dekker, no seu blog, escreveu que tinha morrido também "ontem", o que dava sexta-feira.

No entanto, o New York Times , a MTV, MSNBC escreveram que morreu na "quarta-feira", a ABC, a Billboard, e o Jamaica Gleaner dizem que morreu na "quinta-feira", o que não nos leva a concluir nada sobre o dia verdadeiro da morte de Dekker mas apenas que nem todos estes meios citados se servem das notícias da Reuters.

Promo Brasil

O Rock in Rio favorece visivelmente os artistas brasileiros. Mesmo artistas desconhecidos, ou com menos popularidade em Portugal, como Marcelo D2, Pitty e Jota Quest, têm lugar no palco principal enquanto os portugueses, Mesa ou Fingertips, ambos com grande popularidade, foram colocados num palco secundário. Mesmo quando actuam no Hot Stage, palco secundário, artistas brasileiros, como Zé Ricardo e Sandra de Sá, actuam sempre em horários mais nobres do que os portugueses. Hands on Approach tocam às 16:30, antes do Zé Ricardo, que ninguém sabe quem é, se perguntarem ao público português, e os portugueses Tara Perdida e Fonzie actuam antes de Sandra Sá. Sim, ela até gravou com Tim Maia, mas alguém a conhece em Portugal?

O "Rock in Rio" é uma multinacional brasileira que aterrou em Portugal e, como tal, deverá, como qualquer outra, não só usufruir do que temos a oferecer à organização do Rock in Rio, como, por exemplo, Portugal servir como plataforma logística para lançamento do Rock in Rio em outros países europeus, mas também, por gentileza comercial ou obrigação contratual, a colocar a marca Portugal, começando pelos nossos artistas, à frente da marca Brasil.

Para Um Mundo Melhor

Achei curioso um directo, com Roberta Medina, em que ela falava sobre o seu evento por um mundo melhor, à frente de um dos patrocinadores, a BP, empresa que para além de ser muito pouco amiga do ambiente já se viu enolvida em alguns escândalos que pouco têm a ver com um mundo melhor.

Parece-me a mim que quando se tem uma mensagem a passar devem-se escolher os patrocinadores e não aceitá-los apenas porque passam o cheque.


US Accuses BP of "world class accounting scandal", Guardian

"BP accused of "backing arms for oil" coup", Sunday Times

Muscoviet Mosquito

Não sei se eram os Mosquitos Moscovitas, como os que os Clan of Xymox falavam nos anos oitenta mas, infelizmente, no Parque Tejo, estiveram lá muitos para estragar um pouco a festa do Super Rock.

Melhor Directo RIR

O melhor directo, do Rock in Rio, deu-se no sábado à tarde em que Rui Unas e Bruno Nogueira, na transmissão do Curto Circuito, a partir do próprio Festival, entram num diálogo sobre "um mundo melhor". Disse Bruno Nogueira que achou que quando começou a descer a Av. Estados Unidos da América (perto do recinto do RIR) que já sentia que estava a chegar a um mundo melhor. E já lá dentro? Aí é que foi, segundo ambos, Unas e Nogueira, sentiram um mundo melhor em pleno. Rui Unas, entretanto, quando Bruno Nogueira dizia "mundo melhor", parava-o e exclamava que era impressionante como ficava com pele de galinha só de ouvir Bruno Nogueira a dizer aquela frase. Aleluia (exclamação apropriada e aprovada pelo patrocinador principal) para os dois, já que os restantes "animadores" limitaram-se a repetir, até à exaustão, pelo resto da tarde, coisas como "Axl já está lá atrás", "ó Zé Pedro o que achaste?" (acho que o Zé Pedro, dos Xutos e Pontapés, deve ter dito, naquela tarde, por três vezes, a três repórteres da SIC, o que esperava para o concerto dos Guns n Roses) ou a citar linhas decoradas das biografias das bandas. What a Pitty!

X P

Pois havia um X, em cima de uma das colunas, a verde, que mais parecia o logotipo da X-Box da Microsoft. E também é verdade que as suas iniciais coincidem com um sistema operativo da Microsoft, o Window sXP. No entanto, o XP talvez também queira dizer eXcelentes Portugueses. Sim, os Xutos e Pontapés teriam metido até o Sr. Bill Gates aos pulos, no seu concerto no Rock in Rio. Foram fantásticos e até passei a achar que merecem aquelas mariquice do Presidente , a tal medalha da cruz de malta (deixem-se de detalhes porque não sei se foi a medalha de cruz de Malta que receberam). O que é verdade é que a malta apoia e concorda.

Pena é que a organização não tenha tido a inteligência, ou não cedido a pressões de agentes ou editores, e tenha metido os Xutos entalados entre uma medíocre Pitty e uns Darkness que só serviram para arrefecer o público antes do Brother Haxel.

sexta-feira, maio 26, 2006

Música Com Digestão



O que é que Bill Rieflin (ex-Ministry, baterista dos R.E.M.), Peter Buck (R.E.M.) , Robert Fripp (King Crimson), Fred Chalenor (Caveman Shoestore), Matt Chamberlain (Edie Brickel and the New Bohemians, Pearl Jam, Wallflowers, Tori Amos, Fiona Apple) e Hector Zazou têm em comum? SLOW MUSIC.

Mi Diga Roberta

Ouvi Roberta Medina dar a entender que o Palco do Mundo, o maior palco, é para bandas já conceituadas e com mais público. Sim? Mi diga Roberta, a brasileira Pitty (quem?) tem mais fãs em Portugal do que os Mesa, que actuarão num segundo palco, Hot Stage? Os Darkness entram para o Palco do Mundo depois dos Xutos, porquê? Exigências do management dos Darkness? Os Xutos têm que se deitar cedo? E os Jota Quest actuam no palco principal porquê? Mutos fãs em Portugal? Fama de novela?

P.S. Os WrayGunn tocam amanhã, no Rock in Rio, à hora do lanche, 16:30, antes de uns interessantes Living Things e os (péssimos) manos Kill The Young.

Adeus Desmond Dekker


Desmond Dacres, conhecido como Desmond Dekker, faleceu, quarta-feira, aos 63 anos, com um ataque cardíaco.

Dekker, um pioneiro, activo antes de Bob Marley, e que além de músico também subsistiu como soldador, tinha ainda concertos agendados até ao fim deste ano.



















----------------------------------------------------------------------------------
Fonte:

Juramento Sem Bandeira

Reuters


--------------------------------

Ouvir Dekker


-------------------------------

Ler a biografia de Dekker no AllMusic


Gary Numan em Portugal?




Continuo sem uma resposta para o facto de Gary Numan ter um espectáculo marcado, nos EUA, em Minneapolis, a 28 de Julho, e, em Portugal, a imprensa ter anunciado que ele, e os Raveonettes, farão a primeira parte dos Depeche Mode, no mesmo dia.

Tom Petty & RHCP

Os Red Hot Chili Peppers, que estarão no Rock in Rio, parecem estar em maus lençois.

Nos EUA, uma rádio deu-se ao trabalho de comparar "Mary Jane´s Last Dance" de Tom Petty com "Dani California" dos Red Hot Chili Peppers.


Outras fontes:

"Radio DJ Accuses Chili Peppers of plagiarism"

"Red Hot Chili Peppers in Plagiarism Scandal"

Sítios:

Tom Petty

Blogaradar

A Radar já bloga, ao que parece, oficialmente, pois está a ser anunciado na própria rádio.

Super Rock




É óptimo que a Antena3 faça a cobertura do Super Rock. Alguns dos comentários, entre concertos, é que seriam absolutamente dispensáveis. Não se pode ter tudo. Obrigado!

Hoje Super Rock aquece com Placebo mas para a semana é que vai ser com Editors, Deus, Franz Ferdinand.

quinta-feira, maio 25, 2006

Ele Não Foi




Os dois rapazes dos The Boy Least Likely To colocaram dois novos temas no MySpace, "Hugging My Grudge" e "Rock Upon A Porch With You". Dizem eles que o segundo foi colocado online com a possibilidade de download porque só já estava disponível num disco lançado em vinil.

Mia Doi in da Mix



O disco de Mia Doi Todd, "Manzanita", que foi distribuido em Portugal, tem agora uma versão misturada e dá pelo nome de "La Ninja: Amor and other dreams of Manzanita". No entanto, não esquecer que "Manzanita" é uma óptima surpresa para quem não a conhecer. Podem ouvir alguns temas no MySpace.

O seu primeiro disco, "The Ewe and the Eye", de 1997, foi também reeditado no final de 2005.

A Lesley o que é de Lesley


O melhor que um homem pode fazer é "mudar de vida", já cantava o Variações. Foi isso que Patrick Krief fez. Mudou de vida sem mudar de vida. Não deixou a guitarra nos Dears e formou uma nova banda, Lesley Lane. Num casamento isto seria, é claro, um adultério, mas no pop ninguém leva a mal. Ainda bem. Ficamos todos a ganhar.

Mp3:

"Bourre"

E encontram aqui mais boa música dos Lesley Lane.

quarta-feira, maio 24, 2006

>>>>> ELECTED <<<<< no Rock in Rio - dia 4



Afinal, sempre há algo de novo para ouvir no Rock in Rio.

Os Elected, na sua digressão de "Sun, Sun, Sun", vão actuar, no Hot Stage, no dia 4 de Junho, às 17.50H, depois dos Mesa.

Para os ver, o bilhete custa 53 euros mas podem ainda aproveitar para ver, no mesmo dia, a Anastacia, o Sting e os GNR, à uma da manhã.

Posta anterior sobre os Elected por aqui:

"Os Eleitos"


foto: Alex Prager

Numan Não Abre para Depeche Mode

Se a informação colocada a 16 de Maio, no site oficial de Gary Numan, estiver actual, Numan estará, a 28 de Julho, data dos Depeche Mode em Lisboa, em Minneapolis, a tocar no Fine Line Music Cafe.

Robert Wyatt


Alex é um fã de Robert Wyatt que criou um espaço no MySpace e, recentemente, escreveu a Wyatt contando o que tinha feito e enviado impressões das páginas. Alex não esperava uma resposta mas, para sua surpresa, teve uma e escrita à mão pelo próprio Wyatt e dizia isto:


Hallo Alex -


what can I say xept thank you so much for your very kind thought, and actions


Not doing gigs of course, I don't actually meet or even know on the whole who's out there keeping an ear out for what I've been doing, so it's a relief to get such amiable feedback.


I dare not get too distracted, though: I'm still struggling to get the next things done, etc.


Besides, I'm vain enough already, in my little way! You ask Alfie!


RW


PS. I hope people'll understand that if I don't respond it's just that my communication methods are still stuck in the deep recesses of the Twentieth century!

----------------------------------------------------------------------------------------

Wyatt no MySpace, por Alex.

Gary Numan em Portugal?

Estou bastante descrente sobre a actuação de Gary Numan em Portugal, como noticiado em diversos sítios portugueses (Disco Digital , Pavilhão Atlântico, ...) e em alguns blogs, como no Planeta Pop e no Sound+Vision. Penso que isso só será possível se ele não usar o seu equipamento e tocar de guitarra ao peito, que além de rídiculo é improvável. Ele não é propriamente uma estrela do momento como um Jack Johson que pode vir tocar a Portugal apenas com uma escova de dentes na mala.

Porque é que acho prouco provável? Gary Numan tem, a 26 de Julho, um concerto na Califórnia. Para além disso, na digressão americana dos Depeche Mode, os Bravery e os Raveonettes não tocavam ambos nas primeiras partes dos Depeche Mode mas alternadamente. Os Raveonettes, que têm a data confirmada no seu site online, o que , logo aí, penso eu, torna pouco provável um concerto de Numan com mais de quinze minutos, se, mesmo assim, ele tocar antes dos Raveonettes. Espero estar completamente errado.

Já agora, "Jagged" entrou directamente para o nº 3 do top 40 independente da BBC.
-----

Sítio de Numan

Time Like Candy

Nunca gostei de Cindy Lauper mas gosto de "Time After Time" pelos Fiction Like Candy.

Pelo Convívio

Ao ver a entrevista de Roberto Medina, o pai do Rock in Rio, fiquei a saber uma série de detalhes sobre o festival que desconhecia.

Ficou claro, pelas próprias palavras de Roberto Medina, no programa de Ana Sousa Dias, na RTP 2, que a música no Rock in Rio é apenas os pastéis de bacalhau e não o prato principal. Ele declarou que, no último Rock in Rio, 51% das pessoas que se deslocaram ao evento não o fizeram para ouvir e ver os artistas mas para conviver/estar. Esperam ainda que, este ano, a percentagem de pessoas que vai ao Rock in Rio só para estar/passear será ainda maior.

De facto, se pensarmos no que assistimos "in loco" e vemos na cobertura dos outros festivais, o panorama não é muito diferente. Seria interessante saber quantos vão ao Sudoeste, a Paredes de Coura, Vilar de Mouros, e a outros festivias, apenas pela música.

De qualquer forma, há a dizer que o Rock in Rio é um festival virado apenas para a promoção de marcas complementada com a passagem de grandes estrelas de yesteryear e dos top 40´s. Reparemos que não há uma única presença das maiores e mais promissoras bandas da actualidade como, por exemplo, os Arcade Fire, Clap Your Hands Say Yeah, Strokes, Franz Ferdinand, etc. O Rock in Rio ganharia muito mais prestígio com uma programação mais "atrevida", mesmo que mantivesse as grandes estrelas do American Top 40 e dinossauros do rock na programação. No entanto, teriamos, provavelmente, o rídiculo de um bafiento Sting como cabeça de cartaz, em vez de uns Strokes. Nem a Roberta nos ajuda num cartaz futuro mais "atrevido" já que, na entrevista que deu ao Público, disse que se neste festival pudesse ter as bandas ao seu gosto, teria contratado os Green Day, Jack Johnson e mais um ou duas bandas que não me recordo mas nada de muito excitante. A Roberta acertaria em cheio com um, para mim, insuportável, Jack Johnson. Teria noite esgotada.

Mas nem tudo é mau. A representar os sons portugueses teremos uns jovens de Lisboa, os Xutos & Pontapés, e uns rapazes do Porto, que dão pelo nome de GNR.

Que Roger Waters salve a coisa.

terça-feira, maio 23, 2006

Fala Com Ela

"O Rock in Rio dá uma visibilidade que nenhum instituto público consegue ou que tenha dinheiro para promover o país desta maneira."

"Não há dinheiro que pague o que damos ao país, em termos de visibilidade e de retorno em turismo."

"...o nosso investimento em comunicação, junto com o dos parceiros, chega a 20 milhões de euros. Fora todos os outros fornecedores, os oito a dez mil empregos directos, os mil empregos indirectos. É que não dá sequer para quantificar todo o retorno. É negócio, números concretos, não é só discurso."

"Lisboa não está neste momento incluída no projecto global do Rock in Rio, que vai juntar Rio de Janeiro, Sidney e Cidade do Cabo em simultâneo. Em princípio voltamos a Portugal em 2008..."

"É muito fácil dizer que o Rock in Rio é um festival de música, mas o Rock in Rio não é isso. Portanto é preciso ter muita atenção para passar a mensagem correcta, na nossa comunicação e na dos nossos parceiros. E nós temos isso muito controlado."

"O Super Bock não é uma concorrência de evento, é uma concorrência de marketing, porque o nosso conceito não concorre com ele directamente."

"Ainda estamos com o Rock in Rio e eu já estou a pensar no evento da Árvore de Natal."

Declarações de Roberta Medina, Directora-Geral do Rock in Rio, in "Dia D / Público" (22.05.06)

Jeremy


Nah!!! Nada de Pearl Jam. Este Jeremy é o Warmsley e vocês deverão fixar o seu nome. Podem também ouvi-lo no MySpace.

Tommy vs. Axl

Enfim, o Tommy não gostou que o Axl afastasse o copo da sua menina e deu nisto.

Batalha Misturada

A remistura por Union of Knives do tema "Children" dos Battle está no MySpace mas por pouco tempo.

MIAtrasada

Não percebo como é que só hoje a Radar dá esta notícia. O post de M.I.A. no blog é de 7 de Abril. Não é habitual este atraso, nas notícias na Radar.

O Código de Ben


Ben Folds
no vídeo "Jesusland".

Oitentatinite

Peço desculpa pelo exagero de vídeos dos anos oitenta mas o meu mal já foi diagnosticado. Tenho uma oitentatinite e já estou a tomar o antibiótico adequado.

Carrilho vs. Costa

Sobre o debate de ontem, na RTP 1, do Prof. Carrilho vs. o Dr. Ricardo Costa (SIC) com as presenças do Eng. Emídio Rangel e do Dr. Pacheco Pereira e das claques, tenho isto a dizer:



My Bloody Valentine - Soon




Lead Into Gold - Faster Than Light

segunda-feira, maio 22, 2006

VídeoCoteca



The Pretenders - "Tattoed Love Boys"




The Pretenders - "Brass in Pocket"




Squeeze - Is That Love?





Bow Wow Wow - "I Want Candy"

Canada (not so) Dry



Mais notícias do Canadá. Mais um nome para a agenda: Sam Roberts Band.




<- Este é o Sam Roberts

Melhor no Metro

Na verdade, há mais talento nos metros de Nova Iorque e Londres do que nas playlists das rádios.
Que ganhe o melhor.


E fiquem a saber onde há música, debaixo da terra, em Nova Iorque.

Brooklyn Seria Muito Mais Triste



Pois seria. Brooklyn, e a América, e o Mundo, seriam muito mais tristes sem o humor sarcástico e inteligente a que o John e John nos submetem há muito e, ainda assim, infelizmente, muito mal divulgados na Europa. Eles ainda vão brincando com coisas sérias. Senão ouçam este "sound bit" adequado para atendedores de telefones: "Call Connected Thru the NSA" (NSA é a National Security Agency). No entanto, continuma a fazer brincadeiras mais longas como "P.S.O.K.", inspirada nos disparates "mega-fmeiros" que Paul Stanley diz nos concertos dos seus KISS. Sim, P.S.O.K. quer dizer Paul Stanley of Kiss.

Mas há novidades para ver, acompanhadas dos comentários próprios do "deranged millionaire", e para comprar, em exclusivo, no site da banda.

Quanto ás paródias sobre lugares comuns não esperem ouvi-las em mega-feiras ambulantes. Eles não vão.

Who´s Afraid of Norah Jones?

Já sabem que a Norah anda a dar umas voltas num circuito que, talvez, alguns não tenham dado por isso. Já sabem dos Little Willies, uma espécie de supergrupo a divertir-se e a tocar música da alma e com alma, onde Norah toca piano e empresta a voz, e agora a Norah aparece-nos nas Sloppy Joanne´s de guitarra ao peito e a fazer vozes. E já conheciam a banda punk de Norah? As El Madmo.

As Sloppy Joanne´s são Sasha Dobson (voz principal e guitarra ritmo), Norah Jones e Daru Oda (voz principal e baixo)e podem encontrá-las, com muita sorte, em Nova Iorque, a tocar, algures, numa sala com mesa de bilhar.

quinta-feira, maio 18, 2006

Algumas das...

minhas favoritas de sempre.





HUMAN LEAGUE - "Being Boiled"





JOHN FOXX - "Underpass"




ULTRAVOX - "Passing Strangers"




BERLIN - "Metro"





JONA LEWIE - "You´ll Always Find Me In the Kitchen At Parties"



CABARET VOLTAIRE - "Crackdown"



BLANCMANGE - "Blind Vision"

Viva o Plástico!

Interessante notícia. (Via Planeta).

"Tá, Senhor Armindo, é o Povd...Preciso que me faça mais umas quantas prateleiras".

Ou como cantariam os Buggles:"Living in the plastic age".




P.S. Os rapazes do Planeta voltam amanhã, o que já se tornou uma rotina, a tratar dos pratos do Incógnito.

Vinte Seis Anos




Faz hoje vinte seis anos que Ian Curtis pôs termo à sua vida.

Foto via Joy Division / MySpace

Pong Vídeo

O vídeo de "Ping Pong", dos X-Wife, já roda no MySpace.


quarta-feira, maio 17, 2006

Olá, Mocky!

Sempre trouxeste a Feist, Mocky. Grande empurrão, hem?

Mil Folhas em Setembro




Os Album Leaf têm novo disco, "Into The Blue Again", a 11 de Setembro.

A Comédia Continua e o Cómico Ganha



Novo disco, "Victory for the Comedian", dos Divine Comedy, a 19 de Junho. "Diva Lady" e "The Light of Day" já rodam no MySpace. Neste disco vai haver uma versão de "Party Fears Two", tema dos Associates.

terça-feira, maio 16, 2006

Albarn vs. Yorke


Albarn diz que os Radiohead são hipócritas e questiona o Live8 e Bono.

Gimme Them Enough ROPES

São da cidade de Nova Iorque e chamam-se Ropes. Mais não sei.

O seu EP, "Kill Her Off", está disponível aqui.
Sons dele no MySpace ou aqui:

1. Kill Her Off

2. I Stand For Nothing


3. Heaven on Stilts


4. Water and Headphones


5. Not Technically Alone

Lisboetas - Mais Pequenos

Não é preciso ser-se vegetariano, ou um radical defensor dos animais, para estar contra um "espectáculo" de tortura onde um animal indefeso, sem qualquer treino e que viveu livre e sem quaisquer inimigos naturais, incapacitado das suas armas naturais, e, muitas vezes, debilitado fisicamente antes de entrar na arena, seja confrontado por seres "racionais" e preparados para um confronto em que os vencedores e os vencidos estão anunciados de início. (Alguma vez ouviram falar de touros que são tratados das feridas da corrida e voltam ao campo por terem vencido o "confronto"? Com sorte, os animais não sofrerão dias a fio, com as feridas no corpo, num qualquer curro, até que os abatam num matadouro municipal.)

O Campo Pequeno, em Lisboa, apesar das remodelações, é apenas uma triste recordação de como somos um povo onde há pessoas que tiram prazer de uma "arte" que nada mais é do que a crueldade, por prazer, de uma espécie animal contra outra. Essas mesmas pessoas, que têm esse prazer, provavelmente, se lhes perguntássemos se estariam contra outras coisas como "lutas de cães" que, a meu ver, são mais "justas", o que não quer dizer que concorde com elas, na medida em que se dão entre dois animais da mesma espécie e com semelhantes experiências e "armas" de defesa, diriam que sim.

A melhor manifestação que temos contra a re-abertura do novo Campo Pequeno e a continuada utilização deste espaço para as touradas é boicotarmos o mesmo. Essa é a nossa maior arma. Não façamos compras, não utilizemos os parques, não utilizemos as suas salas de cinema e não frequentemos espectáculos lá realizados. Deveriamos também manifestar, enquanto consumidores, o nosso desagrado às marcas que lá se estabelecerem. Se o não fizermos, estamos a ajudar a subsistência e viabilidade comercial deste espaço e assim também a apoiar as touradas. A realização de touradas em Portugal, e agora novamente na capital, mancha o nosso nome como povo de uma nação pertencente ao denominado primeiro mundo. Sigamos as pegadas dos melhores exemplos europeus como Barcelona.

Nota: A Quercus e diversas associações da defesa dos animais vão-se manifestar, amanhã, contra as touradas no Campo Pequeno.

Leitura que recomendo vivamente:

"Toureiro: assassino ou agente cultural" in Crítica -Revista de Filosofia e Ensino

The Kills

Os The Kills têm um novo site, a partir de hoje.

segunda-feira, maio 15, 2006

Concretes Experimentam a América



PArece que para os Concretes a digressão americana não começou muito bem. Já ficaram sem guitarras e outro material. Nem o Oliver (na foto) conseguiu guardar as coisas. Leiam, por inteiro, na secção de notícias no sítio da banda.


"Some assholes stole all our guitars, one organ and one euphonium from our locked trailer in New York. That means stealing a major part of our sound and it sucks so hard and we are really quite fucking upset about it. If you are offered a really sweet deal on some vintage instruments in the NY-area then please first check against
these serial numbers. In case of a match, report to us and give the seller a good punch in the face."

Guns n Roses ao Vivo

Os GnR tocaram na sexta-feira em Nova Iorque...Bem, deles parece que só resta mesmo o Axl Rose com menos quilos, um cabelo de fazer inveja à Sara Tavares, mas, de resto, o as duas horas e meia de "som" foram "the same old shit". Quer isto dizer que foram quatro anos de paragem...perdidos.

Postfab Sprouts


Quanto a mim, os Prefab Sprout, graças ao GÉNIO de Paddy McAloon, foram uma das bandas mais FABulosas de toda a história do pop/rock. Se não os conhecem, vale a pena investigá-los e comprar os seus discos que andam por aí perdidos, nos saldos e nos excedentes das grandes lojas. Eles estão também no MySpace.

----------------------------------------

Fotos da banda ao longo dos anos.

Paddy McAloon a solo.


Slash nos Stone Roses

Sabiam que Slash, guitarrista dos Guns ´n´Roses,ofereceu-se para substituir John Squire nos Stone Roses? Ian Brown recusou mas hoje diz-se arrependido. Fonte: Contact Music

MAis Uns




Mais uns que soam a tudo mas não me regalam nada...Chamam-se Maccabees, for the record.

sexta-feira, maio 12, 2006

Organ / Smiths ?



Já ouvi compararem as Organ aos Smiths mas não percebo porquê. A mim recordam-me, sim, os Cure, na sonoridade, e os Blondie, na voz. Smiths, não consigo escutar.

Megan

A beleza não se esgotou no primeiro disco de Megan Reilly. Ela que foi, no início, apadrinhada por Steve Shelley (Sonic Youth), que a apresentou a diversas pessoas do meio, algumas delas, como Steve Goulding (Mekons), Tony Maimone (Pere Ubu), que viriam a ser alguns dos músicos que tocaram consigo em estúdio e a têm acompanhado. Têm mais detalhes aqui.

Ela vai fazer, neste Maio, as primeiras partes de alguns concertos de Tom Verlaine.


O seu sítio na web e no MySpace para ouvirem e lerem mais sobre Reilly.

Temos Man na Primeira



Os multi-talentosos Man Man, vão fazer as primeiras partes dos Fiery Furnaces.

Vídeo de "Engwish Bwood".



Foto: Shaerocker e Danfun

quinta-feira, maio 11, 2006

Arranjos na Costa


Uns dos meus projectos suecos preferidos (há muito), os Sambassadeur, têm um novo EP, "Coastal Affairs", com quatro temas. Alguns temas estão já a tocar onde vocês já sabem. Como o som por lá parece que está um pouco constipado, podem ouvir o tema "Kate", em alternativa, através do link concedido pela Labrador Records.

Nunca Foi Assim




Temas do novo disco dos Phoenix, a sair no fim deste mês de Maio, já estão disponíveis no MySpace. Promete.

Sound + Vision


Não sei onde ele vai buscar o tempo mas, para além do seu trabalho no DN, colaboração com a Radar, palestras na FNAC, manutenção de um blog, ainda teve espaço para realizar, conjuntamente com a EMI, a recente compilação de António Variações e, para breve, vem aí livro, uma biografia sobre Sérgio Godinho.

Felizmente, ainda há uma editora discográfica mutlinacional, em Portugal, que aposta na nossa música e há também editores de livros que ainda apostam em trabalhos sobre os nossos músicos. Nessa área, infelizmente, há tanto para editar e não é por falta de gente, com talento e muito interesse, na nossa música, para os escrever.

Pretty Girl Makes New Song






Há um novo tema, de "Elan Vital", na MySpaçada dos Pretty Girls Make Graves.

quarta-feira, maio 10, 2006

Mano A Mana



Os manos Heather e Nicholas Larimer são também o duo Eux Autres, da costa noroeste dos EUA, com o fascínio pela pop francesa dos anos 60. O seu primeiro disco, "Hell is Eux Autres" é só deste ano mas a banda já existe desde 2003. Há quatro temas do seu primeiro longa duração disponíveis no MySpace.

Vídeo/Animação para o tema "Écoutez Bien".

Noiva de Junho



Os muito interessantes Sarandon estão aí com um novo EP, "The June Bride".



Temas do novo EP:

"Lovely"

"Meet Warren"

"Lovely" (versão em MIDI por Andrew Plummer que não estará no EP)

Outros temas da banda estão disponíveis na secção de "Downloads" do sítio na web.


A banda no MySpace.

O Corpo Humano



Os Electric Soft Parade, uma das bandas britânicas que, injustamente, não tem tido a atenção pela crítica que deveria, quanto a mim, dedicaram-se à anatomia humana e lançam "The Human Body", um novo EP, nos EUA e na Grã-Bretanha. No MySpace já se podem ouvir três temas desse trabalho, um dos quais que sairá apenas na edição norte-americana.

Haverá um novo disco, só lá para Outubro deste ano.

terça-feira, maio 09, 2006

Os Barcos Mais Complicados do Mundo



A Danielson Famile voltou com "Ships", coisa que deve ter dado um trabalho que esvaziou os stocks de aspirinas nas farmácias lá na terra do Daniel. Não? Neste disco colaboraram membros dos Deerhoof, Sufjan Stevens, Why?, Half-handed Cloud, Steve Albini, Kramer, ... Mais convencidos com a questão das aspirinas?

Os QUERIDOS tão Keridos



Os Dears oferecem uma novo tema no MySpace, "Fear Made The World Go Round" o que, em português, quereria dizer:"dá um pontapé na bola e cala-te".

Bauhaus Fecham em Portugal



Até ao momento, a presença dos Bauhaus (David J e Peter Murphy na foto) em Paredes de Coura é o último concerto da sua longa digressão. Até ver.

Outros nomes, até agora, que estarão no Festival são Morrissey, Yeah Yeah Yeahs, Fischerspooner, !!!, White Rose Movement e os Shout Out Louds (com que tanto vos massacrei há muitos meses atrás).

segunda-feira, maio 08, 2006

Postcards from Paradise

Os outros, os Flesh For Lulu, é que cantavam essa do "Postcards From Paradise" mas lembrei-me dessa, a propósito desta, "Postcards From Italy", do disco, "Gulag Orkestar", dos Beirut, que sai amanhã. "Mount Wroclai (Idle Days)" é outro tema do disco que podem já ouvir.

Não, os Beirut não são de lá do meio dos montes mas sim apenas um rapaz de 19 anos, o Zach Condon, californiano a viver em Brooklyn, Nova Iorque, e uns amigos. Um dos seus amigos é Jeremy Barnes, também conhecido como o Sr. Neutral Milk Hotel, que lançou o último disco em 1998 mas só recentemente foi "descoberto" pela crítica indie round da wold.

No MySpace.

domingo, maio 07, 2006

Membro dos Go-Betweens Desaparece.


Morreu, enquanto dormia, dia 6 de Maio, Grant McLennan.

Notícia aqui:

Go-Betweens org (em inglês)

BBC
(em inglês)

Sound + Vision
(em português)


Foto: Go-Betweens.net

Clientele 2 X Vid

Os Clientele colocaram, no MySpace, dois vídeos, em Super 8, feitos pela banda. Um, "Reflections After Jane" , para um tema de 2000, do disco "Suburban Light", e "House on Fire", tema de 2003 de "The Violet Hour". Encontram ambos os vídeos no cd "Violet Hour".

"Reflections After Jane"



"Violet Hour"

sexta-feira, maio 05, 2006

Rolling Stone Nº 1000 Com Menos Zeros

Eu acho que nunca uma festa comemorativo de um número de uma revista, no caso da Rolling Stone, o nº 1000, causou tanta agitação.

Os Strokes parece que tocaram apenas com um contrato verbal, em que os números do valor que iriam receber pela actuação foi perdendo algarismos entre a conversa com a "gerência" da revista e a sua actuação, e parece também que Springsteen, ou Tom Petty, é que poderiam ter sido os artistas principais mas acabaram substituídos por um Paul Schaffer. E da lista de convidados para tocar, parece que faltaram alguns. No entanto, em compensação, Lou Reed subiu ao palco e actou ao lado dos Strokes.

Como se isto não bastasse, antes da festança, um dos grandes da revista demitiu-se por causa do local da "party" ter sido mudado do Rockefeller Center para o Hammerstein Ballroom, tendo assim consequências nos contratos publicitários e patrocínios da mesma.

TPC






TPC mas não é Trabalho Para Casa. Este TPC trata de mais um clube. Desta vez temos o Tokyo Police Club que, por acaso, não são japoneses mas, para variar, canadianos, de Toronto. E estes vão dar muito que falar. I promise.



No MySpace.

David Bowie (Versão Chopp)

Sou um grande fã de David Bowie. E acho que há muito pouco que David Bowie não permitiria que fizessem com os seus temas, pagando a quantia certa, não? Eu penso que se ele deixou Seu Jorge "falar" estas letras (ver abaixo) em "Life on Mars" e "Rebel Rebel", ao quê é que ele diria que não?

--------------------------------------------
Life On Mars (David Bowie)

Quantas coisas do coração
Não conseguem compreender
O que mente não faz questão
E nem tem forças pra obedecer
Quantos sonhos já destrui
E deixei escapar das mãos
Se o futuro assim permitir
Não pretendo viver em vão

Meu amor não estamos sós
Tem um mundo a esperar por nós
No infinito do céu azul
Pode ter vida em Marte

Então, vem cá me dá a sua lingua
Então vem, eu quero abraçar você
Teu poder vem do sol
Minha medida
Então vem, vamos viver a vida
Então vem, senão eu vou perder quem sou
Vou querer me mudar para uma life on mars

Quantas coisas do coração
Não conseguem compreender
Porque a mente não faz questão
Nem tem forças pra obedecer
Quantos sonhos já destrui
E deixei escapar das mãos
Se o futuro assim permitir
Não pretendo viver em vão

Meu amor, não estamos sós
Tem um mundo a esperar por nós
No infinito do céu azul
Pode ter vida em Marte

Então, vem cá me dá a sua lingua
Então vem, senão eu vou perder quem sou
Seu poder vem do sol
Minha medida
Então vem, vamos viver a vida
Meu bem, senão eu vou perder quem sou
Vou querer me mudar para uma life on mars



Rebel Rebel (David Bowie)

Você não sabe se vai ou vem
Pouco me importa se o dinheiro é seu
Ei baby se o cabelo é legal
Moda na gringa é feliz natal

Se equivocou mas ficou tudo bem
Agora diz que está na onda zen
Ei baby você venceu
Passe amanhã e pegue o que é seu

A maquiagem vai desmanchar
Para o seu medo aparecer
Zero a zero, agora eu vou
Você deu mole então eu marco um gol

Zero a zero, você venceu
Passe amanhã e pegue o que é seu

Vão Ao Banco

Ir ao Banco, no supermercado, acontece mais uma vez, este fim-de-semana. Podem ajudar quem mais precisa, agora, também, em alguns estabelecimentos, com a campanha-vale que permite que não tenham que transportar fisicamente, até à saída, o produto que pretendem oferecer. E não se esqueçam que mais vale oferecer pouco do que nada. Nada, infelizmente, não alimenta.

As Abelhas de Perséfone


Ao ouvi-los, pensamos que são ingleses e que até tomam café com os Saint Etienne e outros que tais. Ingleses? Não. Os Persephone´s Bees são americaníssimos. Bem, são americanos com uma vocalista que nasceu na Rússia, Angelina Moysov, e que imigrou para a América em 1993.

Eles ganharam o prémio de melhor banda pop na Califórnia, em 2002, e tiveram um tema incluído na banda sonora de "Bewitched" mas só este ano, a 20 de Junho, terão, nos EUA, o seu primeiro longa duração, "Notes From The Underwold", numa multinacional.

Podem ouvi-los no MySpace e no seu site. E tenham um bom dia porque "IT´s A Nice Day".

Males Mentes





Também são de Nova Iorque e farão as delícias de muitos. Um dia muitos citarão o nome deles. Apontem aí: Psychic Ills.

Video (didn´t) Kill The Radio Star



Certamente, já pensaram , quando ligam para um canal de música na televisão por cabo, que, numa semana, viram o mesmo vídeo vinte vezes. Não é uma impressão mas uma certeza. Os canais de divulgação funcionam com fins lucrativos, como sabem, e assim os vídeos que vêm são pagos para os verem. Não, os canais de vídeo não são dirigidos por pessoas com mau gosto (apenas não estão lá para gerir as coisas ao seu gosto mas para fazer a coisa dar dinheiro...o mais possível, senão não vão ter emprego no mês seguinte) mas também não existem para serem divulgadores do "bom" gosto, algo que é altamente subjectivo. Bem, isto tudo para dizer que a editora Sub Pop não é propriamento uma editora pobrezinha e desconhecida mas, na verdade, muitos dos vídeos que vão agora aparecer num dvd não viram muitas vezes na tv, se é que viram alguma vez. São apenas 25 vídeos que agora poderão ver no conforto do vosso quarto, lar, cabana ou, quiça (não adoraram esta palavra?), no vosso I-Pod.

Chega de conversa! O dvd chama-se "Acquired Taste" (o que quer dizer em Português, ao ser traduzido por uma empresa legendagem de longas metragens, d isto: "O Gosto Comprado")

Os vídeos são estes:

01. New Slang - The Shins
02. Things I Don't Remember - Ugly Casanova
03. Southern Anthem - Iron And Wine
04. Such Great Heights - The Postal Service
05. No Not Now - Hot Hot Heat
06. Nighttime/Anytime - Constantines
07. Naked as We Came - Iron And Wine
08. How We Know - The Thermals
09. On Your Way - The Album Leaf
10. We Will Become Silhouettes - The Postal Service
11. Pink Bullets - The Shins
12. Death of a Salesman - Low
13. I Do Dream You - Jennifer Gentle
14. Don't Look Away - The Helio Sequence
15. Wives of Artie Shaw - Kinski
16. Entertain - Sleater-Kinney
17. Jumpers - Sleater-Kinney
18. Pretty Dress - Rosie Thomas
19. Clinically Dead - Chad VanGaalen
20. Dirty Lives - Love as Laughter
21. Lives of Crime - Fruit Bats
22. Shine a Light - Wolf Parade
23. Not Going Home - The Elected
24. Publish My Love - Rogue Wave
25. It Is Us - Mudhoney

quinta-feira, maio 04, 2006

Mecca. Normal?



Andamos em época de duos. Mais um: Mecca Normal, de David Lester e Jean Smith.

Louco de Felicidade




Eles são tão primários, atarantados e rústicos que se tornam impares: Mad haPPy.

Não Fiques À Espera

Eu, que não sou fã de hip-hop, confesso que alguns projectos nacionais têm-me supreendido. E a surpresa é, não tanto nas letras, que, infelizmente, a maioria, são, na minha opinião, é claro, de uma pobreza que dá para desejar que a rapaziada não desista de ler, estudar e aprender, mas nas ideias, nas misturas e nos sons que servem de fundo para as vozes.

Hoje, chegou-me um convite do KoolTuga para o adicionar no MySpace. Posso-vos dizer que achei o seu som fantástico. Ele podia constar em qualquer compilação internacional deste género e deixaria Portugal muito bem visto. Bem lá em cima. Esquecemos, por vezes, que muitas das músicas, que nos dão para mastigar nas rádios e para ver na televisão, são feitas por gente com milhões de dólares na mão para produção e promoção, e têm, na verdade, menos talento numa mão cheia que alguns destes rapazes e raparigas que vão surgindo no nosso meio do HipHop.

Força para o KoolTuga e para todos os outros amadores que nos vão dando, com muito custo e sacrifício, música boa em Portugal. Na verdade, muita dela mais criativa do que a feita por alguns dos "consagrados".

KoolTuga no MySpace e na Web.

Aleluia

Aleluia, que vão me chegando excelentes projectos portugueses que fazem utilização do MySpace.

Slow Soldier
, o projecto de João Ribeiro, é um deles. O EP, Sloppy Seconds, é já de 2005.

Espero que o Slow Soldier possa continuar a explorar as suas ideias.

Ao Fresco


"There were people from the city having lunch in the park, I believe that´s called al fresco" do tema "LDN" de Lily Allen.

Desculpem-me, mas não me canso dela, para já.

quarta-feira, maio 03, 2006

Lily Allen


Lily Allen, filha de Keith Allen, comediante britânico que, entre outras coisas que fez na vida, foi co-autor, com os New Order, do "hino" futebolístico "World In Motion", será, certamente, um nome que todos terão na boca, num futuro próximo. Para já, o seu single, "LDN" (vejam o divertídissimo vídeo) é fantástico. Ao repararmos nas sua influências musicais, que ela cita no MySpace, tanto encontramos Dizzee Rascal como Ian Dury, ou Blondie , ou Rip Pig and Panic, ou The Streets ou Arcade Fire, e percebemos com mais facilidade o seu som.

Temos MULHER!!!!!

Lily...You can have my number cause I didn´t lose my phone. ;-) You make me SMILE.

Radiohead com Teclas Negras

Em Junho, os Black Keys vão abrir os concertos dos Radiohead. Já vos tinha dito, não?

M.I.A. Uma Ameaça Para a América?



M.I.A. não consegue entrar nos EUA para gravar o seu novo disco. Algum de vós arranja um visto? Ela queixa-se pelo sucedido.

Estranhamente Jen



Talvez alguns de vocês já conheçam a norte-americana Jen Gloeckner. Se não a ouviram, passem pelo MySpace e escutem a sua tonalidade, tão invulgar, em alguns dos temas da sua estreia de 2005, "Miles Away". Podem comprar aqui, se desejarem.

terça-feira, maio 02, 2006

O Fantástico Som Do Estático

Esta sim, é uma das minhas favoritas bandas da Costa Leste dos EUA: os fabulosos Mobius Band.

Já há vídeo para "The Loving Sounds of Static".


A não perder.

Outras postas sobre esta banda por aqui:

Mobius Band

Outra Vez?

Só 10?

Voxtrot Galore

Os rapazes dos Voxtrot têm uma secção que não tem um link, para não consumirmos os seus tostões na sua conta de largura de banda para a net. No entanto, se vocês não forem gananciosos, e fizerem apenas um download de cada música, eles não se vão importar.

Para os mais preguiçosos, os links estão abaixo, mas na última linha está um link para uma página com a explicação para estas versões.

"Heaven" dos Talking Heads

"Love Vigilantes" dos New Order

"Sunlight Bathed the Golden Glow" dos Felt

"Raised By Wolves" / "You Can Hide Your Lover Forever" dos Comet Gain

"Shayla" dos Blondie

A história por detrás de cada versão aqui.

Fiery Furnace

Matt Friedberger, uma das metades dos Fiery Furnaces, vai lançar os seus primeiros trabalhos a solo. Pensa em tudo e toca tudo, nos dois discos:"Holy Ghost Language School" e "Winter Women".

As datas dos Fiery Furnaces na Europa são estas, conforme o seu site:

Maio

4 Manchester, UK / Night & Day
5 Glasgow, UK / ABC 2
6 Dublin, IE / Whelan's
8 Leeds, UK / The Cockpit
9 London, UK / King's College
10 Brighton, UK / Concorde 2
11 Brussels, BE / AB Club
13 Cologne, DE / Gebaude 9
14 Hamburg, DE / Molotov
15 Berlin, DE / Magnet
17 Amsterdam, NL / Paradiso Upstairs
19 Paris, FR / Noveau Casino
20 All Tomorrow's Parties Festival, UK

A Avalanche de Sufjan



Pois é, andam por aí temas do novo disco de Sufjan a rodar na net. Agora que existe um link de uma empresa com costas largas, a proprietária da Entertainment Weekly, posso dizer-vos: vão lá ouvir. E batam o pé, por favor. É excepcional, não é?

O novo disco, "Avalanche", uma colecção de temas acabados ou idealizados para "Illinois" mas que não couberam, sai a 11 de Julho. Mais informação sobre o disco no Gato Asmático.