quarta-feira, maio 04, 2005

A Inquietude

Share
O Presidente ficou inquieto na IC-19, ao constatar que a maioria dos veículos andam apenas com uma pessoa. E eu também fico, todos os dias.

É um desperdício de tempo, de dinheiro; as filas até podiam ser mais pequenas se toda a gente fizesse uma vaquinha. Se toda a gente conhecesse os vizinhos do prédio ou da rua. Se toda a gente tivesse os mesmos horários. Se toda a gente trabalhasse na mesma cidade. Se toda a gente tivesse os filhos na mesma escola. Se toda a gente tivesse filhos. Se toda a gente fizesse a barba ou a depilação a caminho do emprego. Se toda a gente estivesse disposta a compartilhar o seu veículo com estranhos.

Mas ainda bem que há quem ouça o Presidente. Logo que foi pública a inquietude do Presidente, e a sua indignação por sermos um país pobre e andarmos todos com um carro, todos os ministros, secretários de estado, vereadores, presidentes de câmara, demonstraram a disposição de colocar, as suas viaturas e chaffeurs, ao serviço dos demais cidadãos da sua rua. É a democracia em pleno funcionamento.

Há também a ideia de mudar as tarifas da Via Verde. Quem passar com um automóvel com um ou dois ocupantes, paga a taxa completa, que será conhecida como a tarifa "facho". Os condutores que passem com três ocupantes, pagarão a tarifa "classe média". E os veículos com quatro ou cinco ocupantes, passarão a pagar a tarifa "estamos com o presidente" e será dispensado de separar o lixo e colocá-lo nos vidrões, papelões e plasticões.