terça-feira, agosto 09, 2011

CONRAD SCHNITZLER (1937- 2011)

Share
Em 1967, os músicos/artistas Conrad Schnitzler e Hans-Joachim Roedelius, eram dois dos três sócios do Zodiak Club, um pequeno espaço para espectáculos ao vivo, em Berlim Ocidental. Desta amizade, vem a nascer os Kluster, com Dieter Moebius. Este projecto durou, aproximadamente, dois anos e meio, finalizando com a saida de Conrad Schnitzler, em 1971, mas, ainda assim, deu origem a três álbuns que ficaram na história. Os Kluster foram um dos projectos seminais do Krautrock (assim como os Cluster, nome que foi adoptado pelso outros membros, depois da saida de Schnitzler). Além dos Kluster, entre 1969 e meados de 1970, Conrad Schnitzler, que foi estudante de Stockhausen, fez parte da formação dos Tangerine Dream, de três elementos (Froese, Conrad Schnitzler e Klaus Schulze),  que deu a origem ao primeiro álbum, "Electronic Meditation", editado em 1970 , dessa banda emblemática.

Estima-se que Conrad Schnitzler tenha editado, a solo, 92 álbuns, tendo deixado a sua última obra, "00/830", finalizada e pronta para editar.

Conrad, a quem tinha sido diagnosticado um cancro no estômago, tinha planeado a sua partida e as sua eternização, de uma forma divertida , tendo tido como iniciativa o Global Living Project, onde, em diversas partes do planeta, foi enterrada uma parte de si, ainda em vida. Essa parte foram apenas alguns cabelos que Schnitzler fazia chegar, por correio, aos seus "enterradores".

Conrad Schnitzler foi uma enorme influência para muitos artistas, tanto na música como nas outras artes, da electrónica ao rock.