domingo, julho 10, 2011

Würzel (1949-2011)

Share
Faleceu ontem, 9 de Julho, Michael "Würzel" Burston (à esquerda na foto), mais conhecido como o guitarrista dos Motorhead durante 11 anos.

Michael Burston ganhou a sua alcunha "Würzel" no serviço militar britânico, onde os camaradas de armas o achavam parecido com Worzel Gummidge, um espantalho que era o protagonista de uma série televisiva para crianças, da BBC, com o mesmo nome.

Sendo um fã da banda, quando Burston leu uma entrevista aos Motörhead, em que se dizia que Brian Robertson, o quitarrista da altura, ia sair, não perdeu tempo. Ele escreveu uma carta, em que falou na sua passagem pelas bandas Bastard e Warfare, a que juntou uma cassete, e enviou para Ian "Lemmy" Kilmister, o carismático fundador, líder e vocalista/guitarrista da banda. Ao contrário do que Burston esperava, Lemmy telefonou-lhe e convidou-o para uma audição.

Em 1984, Würzel integrou a banda e gravou seis álbuns de originais e diversos discos ao vivo, até à sua saida em 1995.

Depois de sair dos Motörhead, Würzel editou, em 1998, o álbum "Chill Out or Die", que nada tinha a ver com a sua experiência anterior porque este era um disco de música experimental/ambiental. Para além disso, Würzel passou a trabalhar como músico de estúdio, participando em diversos discos de bandas punk e de heavy metal.

Em 2009, os Motörhead convidaram-no para tocar "Ace Of Spades" com eles no espectáculo que deram em Londres, no Hammersmith Apollo. Nesse mesmo ano, Wurtzel tinha iniciado um novo projecto, Leader of Down, de quem se esperava, em 2010, um álbum de estreia. No entanto, nenhum material foi editado até à sua morte devida a complicações cardíacas.

Wurtzel numa entrevista antes do lançamento do álbum dos Motorhead "Orgasmatron", em 1986:


Compilação feita por um fã sobre Würzel:


Würzel com Lemmy e Wendy O. Williams em 1985:



Em 2009, no Hammersmith a tocar o "Ace of Spades"



Vídeo de apresentação dos Leader of Down: