quarta-feira, fevereiro 16, 2011

PORTLANDIA

Share


Se há uns anos nos dissessem que Carrie Brownstein, das Sleater-Kinney, viria a ser actriz e, ainda para mais, protagonizar diversas personagens num programa de comédia, teriamos sérias dúvidas. Ela aí está, novamente, com o comediante Fred Armisen (Saturday Night Live),  depois da bem sucedida experiência do duo  em Thunderant,, em  "Portlandia", em exibição, desde 21 de Janeiro, no canal IFC (Independent Film Channel), nos EUA.

"Portlandia" é uma série de comédia, com alguns segmentos "reciclados" do trabalho que tinha sido feito em ThunderAnt,  que retrata não a verdadeira Portland, mas uma cidade ficcional, descaradamente inspirada na cultura jovem da zona pacífico-noroeste dos estados de Oregon e Washington, onde se consome o tempo a divagar sobre o que não fazer e a falar sobre nada. 

Fred Armisen e Carrie Brownstein são Jason e Donnie e uma multitude de outras personagens que retratam "cromos" de uma determinada cultura pop que, se não a vivemos, já lemos sobre ela ou a vimos retratada em filmes como "Slacker".(de Richard Linklater).

"Portlandia", para quando em Portugal? Será muito cedo para perguntar, certamente.

Além de Armisen e Brownstein, e de alguns notáveis "cameos", o grupo de actores do progrma deixa transparecer talento (Heather Graham, Gus Van Sant, Kyle MacLachlan, Selma Blair, Sam Adams). e as influências de Saturday Night Live ( o produtor executivo de "Portlandia" é Lorne Michaels, o criador e produtor de Saturday Night Live desde o seu início).

O melhor será ver alguns dos sketches disponíveis online. Comecemos por um clip em que os Echo Echo, banda ficcional encarnada por James Mercer dos Shins (à esquerda, na primeira imagem do clip), Corin Tucker (Sleater-Kinney) e Colin Meloy (à direita), dos Decemberists, procuram dormida em Portlandia.




Portlandia e um certo "sonho dos anos noventa", com a colaboração do Portland Gay Men´s Chorus, do primeiro episódio:



Em "Portlandia", se usou a casa de banho, vai ter que comprar algo, mesmo que seja...




E as participações de Aimee Mann e de Sarah McLachlan:



A livraria feminista em Portlandia:



Sim, eu também li isso. E tu leste?