segunda-feira, abril 03, 2006

O Problema

Share
Continua o problema dos downloads ilegais e a perseguição, pelas autoridades, dos ingénuos, dos parvos, dos chicos espertos e dos ladrões. Ao que parece, vai chegar a Portugal ou será só uma ameaça?

Entretanto, do outro lado do atlântico, a Sony/BMG atirou a toalha ao chão e perdeu um mega-processo por incluir software nos seus cds de audio que, além de instalar software no computador do comprador do cd, sem este ser avisado, veio alguém a descobrir que a instalação desse software tornava os computadores desses consumidores vulneráveis a hackers.

Os sistemas utilizados pela Sony/BMG para protecção dos seus cds são três: XCP, MediaMax 3.o e MediaMax 5.0.

Com o intuito de compensar os seus consumidores, a Sony/BMG acordou dar um álbum inteiro gratuitamente, de uma lista especificada pela editora, através de donwload e mais $7.50 (dólares americanos) em cheque ou em cartão de débito, para aqueles que compraram um cd com a protecção XCP. O clliente poderá também fazer o download desse disco que comprou num dos serviços de download. Tudo isto, se tiver comprado o cd antes de 1 de Fevereiro de 2006 e provar que devolveu o disco original à loja onde o comprou. Terá também que correr uma rotina de software no seu computador que tirará as "fraquezas" do XCP da sua máquina.

Aqueles que comprarem cds com o MediaMax 3.0 até ao final deste ano, poderão fazer um download do mesmo cd online. Os que comprarem um cd com o MediaMax 3.0 até ao final deste ano poderão fazer um download gratuito desse cd e escolher mais um, gratuitamente, de uma lista de 200 títulos. Para isto terão, é claro, que provar que compraram esse cd com um código de barras ou um recibo.

Até agora, não tenho conhecimento de uma recompensa para consumidores europeus relativamente a este assunto.

Para mais informação sobre estas tecnologias e outras ligações pertinentes:

Discos com XCP (EUA)

Discos com XCP (Canadá)


Sony/BMG MediaMax

Títulos com o MediaMax 5

Títulos com o MediaMax 3
(Via Electronic Frontier Foundation)

MediaMax
(no site da Sunncomm, empresa que desenvolveu o software)

Lista de cds com MediaMax
de diversas editoras fornecida pela Sunncomm

Forbes : "Sony/BMG Settles..."