quarta-feira, março 06, 2013

ALVIN LEE (1944 - 2013)

Share
 Alvin Lee, guitarrista britânico, faleceu hoje depois de uma pequena intervenção cirúgica. Ele chegou a ser conhecido como um dos guitarristas mais rápidos no planeta, comparado, na altura, com outros grandes como Jeff Beck, Jimi Hendrix, Jimmy Page ou Eric Clapton.

Antes da banda a que pertenceu e que mais estará colada à sua vida, Alvin Lee fez parte dos Jaybirds, mas foi o seu espectáculo com essa tal banda, os Ten Years After, no Woodstock, em 1969, que mudou a sua vida e a dos seus companheiros. Os Ten Years After passaram a ser uma das bandas britânicas de blues progressivo mais requisitadas para espectáculos nos EUA, especialmente depois da edição do filme sobre o festival.  Nesse período, Alvin Lee tornou-se amigo de Hendrix, um dos guitarristas que ele dizia inimitável, por mais horas de treino ou de observação que se tivesse dele, e de Janis Joplin, tendo os Ten Years After servido, por mais do que uma vez, como banda suporte. Contudo, a insatisfação do caminho que os Ten Years After estavam a tomar, por imposição da editora, leva Alvin Lee a começar a sua carreira a solo - provocando a dissolução dos Ten Years After, sendo o seu primeiro álbum oportunamente baptizado de "On the Road To Freedom". O disco, o primeiro de uma grande carreira de quinze (sem contar com as dezenas de colaborações em álbuns de outros grandes músicos) foi  recheado de amigos notáveis: George Harrison, Mick Fleetwood, Ronnie Wood, Steve Winwood.
 
Os Ten Years After criaram uma grande legião de fãs em todo o mundo, tendo em finais de  1989 regressado, com a sua formação original, com "About Time", depois de 13 anos de intervalo do seu último disco,  tendo conseguido uma digressão com sucesso, em especial na Grã-Bretanha e Alemanha. Os discos de 2004 e de 2008 dos Ten Years After foram feitos sem Alvin Lee.

Para além dos grandes clássicos da autoria de Alvin Lee, são dezenas as grandes versões que Alvin Lee e os  Ten Years After (com Lee) nos deixaram de grandes clássicos do rock n roll e do blues. Ficam aqui alguns (poucos).