segunda-feira, agosto 01, 2011

Gene McDaniels (1935 - 2011)

Share
Apesar de Gene McDaniels ter começado, ainda em criança, a gostar de jazz e a cantar num grupo de gospel, os Echos of Joy, formados por si aos onze anos. Passou ainda pelos The Five Echoes, pelos dos The Sultans e pelos Admirals, tendo editado pela primeira vez a solo com o single "In Times Like These", em 1959. O seu primeiro grande hit surgiu, em 1961, com o single "A Hundred Pounds Of Clay" com "Come On Take A Chance (Take A Chance On Love)" no lado B, tendo chegado ao número 3. Meses mais tarde, McDaniels tinha outro sucesso com "Tower of Strength" (co-escrito com Burt Bacharach), que chegou ao número 5 do top. Em 1962, com "Chip Chip" teria o seu terceiro maior sucesso de toda a sua carreira, chegando com este tema ao 10º lugar do top. Todos os seus restantes êxitos entraram no top 100 mas nunca tiveram o êxito destes três singles, que chegaram ao top 10 norte-americano. O seu sucesso nos primeiros anos da década de sessenta levou-o também a aparecer num filme, "It´s Trad, Dad" (1962), a cantar um tema.  Com o aparecimento de outros gigantes da pop da década de sessenta como Ottis Redding, McDaniels caiu no esquecimento tendo, em 1968, depois do assassinato de Marthin Luther King, deixado o país, emigrando para a Dinamarca. Antes disso aconetecer, viu o seu tema de protesto, "Compared to Waht", ser popularixado pelo pianista Les McCann e saxofonista Eddie Harris. Em 1971, regressa aos Estados Unidos, passando a denominar-se como Eugene McDaniels, tornando-se desejado como escritor, compositor, arranjador e produtor. "Feel Like Makin´Love" foi o seu maior êxito, interpretado por Roberta Flack, e valeu a McDaniels milhares de dólares em royalties, tendo em consideração que,  segundo o sítio de McDaniels,  existam quatro centenas de álbuns com uma versão desta música.

As suas músicas foram também ressuscitadas pelo movimento hip hop, ao samplarem dezenas dos seus temas. Das formações mais conhecidas, os Beastie Boys, os De La Soul e A Tribe Called Quest destacam-se na utilização de material de McDaniels.

Além de Roberta Flack, McDaniels trabalhou com outros grandes nomes como Aretha Franklin, BB King, Dizzy Gillespie, Gladys Knight, Herbie Hancock, Miles Davis, Les McCann, Melba Moore,  Quincy Jones, Ron Carter, Sarah Vaughn, entre muitos outros.

Gene McDaniels vivia no Maine, tendo trabalhado no que mais gostava, nas artes, até à sua morte na passada sexta-feira.

Referência: sítio de Eugene McDaniels