sexta-feira, janeiro 22, 2010

Warpaint com Disco Completo em 2010

Apesar de já existirem há seis anos, penso que as Warpaint, de Los Angeles, poderão ser uma das grandes revelações norte-americanas do ano de 2010, depois de no último festival College Music Journal, em Nova Iorque, terem sido contratadas pela Rough Trade.

Elas são um quarteto e a sua primeira edição foi de autor, em 2008, e novamente no início de 2009 com uma edição mais cuidada, apesar da gravação do disco ser de 2007. No final de 2009, já numa pequena editora, a Manimal Vynil, viram esse seu EP, "Exquisite Corpse", produzido por Jake Bercovici e misturado por Adam Samuels e John Frusciante (ex-Red Hot Chili Peppers) que tinha colaborado na sua gravação - ele namorou durante três anos, até 2007, com a vocalista da banda, Emily Kokal -, viram o seu EP novamente editado mas desta vez por uma editora.

O núcleo dos Warpaint são Emily Kokal (voz, guitarras), Theresa Wayman (voz, guitarras), e Jenny Lee Lindberg (baixo, voz), a/o baterista tem sido um posto em constante mudança, tendo já passado pelo mesmo diversas pessoas tendo sido uma delas a actriz Shannyn Sossamon (irmã de Jenny Lee Lindberg), estando nessa função, neste momento, Stella Mozgawa.

A experiência dos membros da banda já é longa, apesar de só agora poderem ter o sol por conta da sua banda. Emily Kokal esteve noutra banda, Little Two´s, que funcionou paralelamente às Warpaint, onde já revelava o seu talento. Para além disso, colaborou com a voz em discos de outros artistas como, por exemplo, os Red Hot Chili Peppers. Theresa Wayman foi membro de uma banda de Vincent Gallo, onde tocou um pouco de tudo e cantou. Jenny Lindberg também é baixista de estúdio para outros artistas.

O tema "Billie Holiday", oferecido online pela Pitchfork, e que faz parte do EP, foi inspirado na canção "My Guy" (de Smokey Robinson conhecido na voz de Mary Wells).

2010 será o ano do primeiro LP para as Warpaint.

Estes são vídeos de dois temas do EP "Exquisite Corpse":

Warpaint - "Elephants"


Warpaint - "Stars" (realização Burke Roberts e Adam Harding)