sexta-feira, agosto 07, 2009

John Hughes

Share
Haveria tanto para dizer e para escrever sobre a influência da obra de John Hughes na cultura pop norte-americana e, consequentemente, na do resto do mundo, especialmente com alguns dos seus trabalhos dos anos oitenta como "The Breakfast Club" (1985), "Ferris Bueller's Day Off" (1986), "Pretty in Pink" (1986).

Havia toda uma cultura jovem norte-americana, dos anos oitenta, que até então vivia por descobrir pelo "mainstream" e que passou da obscuridão para ribalta, com a obra de Hughes. Nela estava uma geração de adolescentes que ouvia, fechada no seu quarto, aquilo que se ouvia nos Estados Unidos da América apenas num sítio, nas "college radios" (rádios universitárias). Eram bandas que, obscuras na altura, hoje são, algumas, permanências asseguradas nas grandes rádios comerciais de todo o mundo. Nos anos oitenta, sendo sons "estranhos" à cultura instituida (do hard rock, soul, hip hop, rock, rock fm) eram apostas com muito risco. John Hughes e a sua equipa integrava, sem medo, nos seus filmes, estes temas como acompanhantes dos actores ou mesmo do argumento do filme.

Graças aos filmes de Hughes, bandas como Simple Minds (com "Don´t You Forget About Me" em "Breakfest Club", tema que não foi composto pela banda e não tinha sido aceite por Billy Idol e Bryan Ferry para gravar), Psychedelic Furs ("Pretty in Pink"), Yello (o tema "Oh, Yeah" em Ferris Bueller´s Day Off"), O.M.D. ("If You Leave" em "Pretty in Pink") New Order, Inxs, entre tantos outros, tornaram-se nomes conhecidos dos jovens norte-americanos.

De notar que, mesmo em "She´s Having A Baby", de 1988, a banda sonora tem participações de Love and Rockets, XTC, e dos Everything but the Girl. Em 1988, em Portugal, deviam existir duas ou três pessoas, sendo o António Sérgio uma delas, que passavam, pelo menos XTC e Love and Rockets, na rádio.

Por infortúnia coincidência, coloquei aqui há dias um vídeo de um tema, a cover do tema dos Smiths, pelos Dream Academy, que integra a banda sonora de "Ferris Bueller´s Day Off", na cena em que fazem uma visita ao museu.

Psychedelic Furs - "Pretty in Pink"


Neste extracto ouvem-se
Yello - "Oh Yeah" e Flowerpot Men "Beat City" ("Ferris Bueller´s Day Off")



New Order - "Shell Shock" ("Breakfast Club")

OMD - If You Leave (de "Pretty In Pink")