sexta-feira, dezembro 05, 2008

Off-Stream

Share
O que se passou esta semana é o exemplo do que se passa quando uma grande empresa de espectáculos consegue colocar os media ao seu serviço. A um ponto que tudo o resto é esquecido. Quantos falaram no espectáculo dos Faint? Quantas publicações enviaram um crítico ao Lux? E a culpa de isto não é, obviamente, da empresa que promveu os espectáculos na Avenida da Liberdade. Ela fez, e bem, o seu serviço. Colocou toda a gente a falar deles e dos seus espectáculos. Quem falharam foram os media que, em vez de fazerem o seu trabalho, esperam, como é habitual, que lhes sirvam numa bandeja o que deverão fazer. Onde estão afinal os editores das secções epsecializadas a enviar os seus soldados para as diferentes frentes de batalha? Desta vez, foram todas enviados para a mesma guerra. A que lhes serviram.

A propósito de concertos que passam em Portugal com pouco ou nenhum destaque, vêm aí as irmãs gémeas, Sarah e Claire Bowman, The Bowmans, para uma série de espectáculos, de 7 a 17 de Dezembro (vejam no calendário, aqui do lado esquerdo, no "Some Like It Live") em Portugal. Alguns deles, gratuitos, nas FNACs.

Senhores Editores, vale a pena falaram nelas. Porquê? Bem, eu sei, que para vós são precisas algumas referências sonantes para V. Exas. considerarem falar nos artistas. Assim seja. As Bowmans já tocaram com Fran Healy (Senhor Editor, o rapaz dos Travis). O seu novo disco está a ser produzido por Malcolm Burn (Bob Dylan, Emmylou Harris). Bob Harris (sim, esse, o velho genial Bob da BBC1 e BBC2, o tal do fabuloso "Grey Whistle Test") adorou "Far From Home", o último disco das manas, ao ponto de lhes dedicar um programa. E, o mais importante, elas vivem em Brooklyn (na verdade são do Iowa mas isso não é hip). Conhecem algum projecto hoje que valha a pena que não seja de Brooklyn? Eu não. Imaginem só que a Claire até já substitui-o, numa digressão, um dos membros das Rasputina (a irmã da outra das Dresden Dolls que dá uma mãozinha neste projecto de góticas do violoncelo). Sarah e Claire também cantaram numa banda de -> BROOKLYN <- lá está, os Lowry. Senhores Editores, há que falar das Bowmans nos vossos jornais, revistas, blogs, mas façam-no, por favor, daquela forma digna, com sabedoria, de quem não necessita da leitura de bios, press releases, allmusic guide, blogs, ou quaisquer outras referências, de quem tem os números de Sarah e Claire no telemóvel e as trata por tu.

BOWMANS / MYSPACE


The Bowmans - "Make It Last"



The Bowmans - "On The Road"