sexta-feira, julho 07, 2006

O Quê?

Share
Ouvi, hoje, na Radar algo que me deixou espantado. Tom Barman, dos Deus, num segmento que a Radar tem em que um artista selecciona um disco que anda a ouvir, escolheu o anterior disco dos Nouvelle Vague. A propósito, ele disse que depois de ter ouvido a versão do tema, "In A Manner of Speaking", dos Tuxedomoon, é que os descobriu e foi comprar outros discos desse projecto.

É certo que Tom Barman não tem que conhecer toda a música do mundo mas desconhecer Tuxedomoon é, para mim, uma grande surpresa. Ainda para mais, a partir de uma banda, a meu ver, que é culpada de algumas das versões mais sem-sal da história do pop-rock.

Desculpem-me os fãs dos Nouvelle Vague mas, a mim, dá-me arrepios e náuseas ouvir a as suas versões de alguns clássicos. As vocalizações são péssimas e, a maioria, das secções musicais, são próprias de qualquer aprendiz de guitarra clássica. Do novo disco, "Bande A Part", ouça-se no MySpace, por exemplo, a vergonhosa vocalização (desculpe-me a Marina, uma das vocalistas nos Nouvelle Vague, mas nestas coisas a beleza não é fundamental) de "Killing Moon" (Echo & the Bunnymen), a vocalização e acompanhamento musical de "Ever Fallen in Love" (Buzzcocks), e vira o disco e toca o mesmo para "Dance With Me" (Lords of the New Church), só mesmo a versão de "Bela Lugosi´s Dead" (Bauhaus), que não me parece que seja feita com Marina, apresenta uma secçleçao musical interessante mas, quanto à voz, é o que já se sabia: má (mas melhor que as outras versões que podemos ouvir no MySpace). Estas versões que dão-me vontade de fazer uma queixa-crime à FIMA por "unfair-playing". ;-)

Na verdade, algumas das bandas, a maioria delas já bem esquecidas, com temas chacinados pelos Nouvelle Vague, acabam por sair beneficiadas pois assim algumas pessoas irão procurar os seus discos. Talvez.

Querem ouvir versões de tirar o chapéu, de temas dos 80? Façam o favor de ouvir então as de Grant-Lee Phillips. Obrigado.


Nouvelle Vague no MYS.

Fiquem mas é com o belíssimo tema, e a versão original, dos Lords of the New Church de "Dance With Me", e depois ouçam a diarreia produzida pelos Nouvelle Vague.