sexta-feira, outubro 22, 2004

Back to LIVE Back to REALITY

Share
Quem inventou a pergunta "Qual é o seu tema preferido de sempre e que levaria para uma ilha deserta?", deveria ser enviado para a tal ilha de mãos a abanar e ficar por lá até as suas tíbias servirem para tocar tambor.

Só digo isto porque nunca irei para uma ilha deserta e, se fosse, iria com uma única missão: procurar as tíbias do inventor da pergunta.

Ontem, depois de gastar 15.99 Euros sem saber muito bem o que estava a levar para casa, isto porque na capa do dvd a única coisa que podiamos saber era: o nome do artista, os temas gravados, que tinha 140 minutos de acção, que foi editado pela Colombia/Sony, que é PAL e Dolby Digital. Nada de nos dizer se o DVD era mais alguma coisa como, por exemplo, se era apenas "stereo" ou estava preparado para 5.1 (5.1 = 6 canais de som). Isto já para não falar se exisitia algum conteúdo para além do concerto ao vivo.

Mais tarde, ao abrir a embalagem, constatei que esta era muito mais simpática do que as usuais caixas de plástico dos dvds. É uma embalagem semelhante aos digipacks dps cds mas em formato alongado normalmente usado nos dvd. Colocado numa estante, faz figura de pequeno livro. Só aí, para o meu gosto, ganhou logo uma estrela.

Lá dentro, para além do dvd, apenas encontramos um pequeno "booklet" com algumas fotos e os créditos dos temas.

Quanto ao conteúdo do dvd, posso-vos dizer que é, quanto a mim, superbo, pois possiblita que os portugueses vejam um dos concertos da última digressão de David Bowie que infelizmente não chegou a Portugal por motivos de saúde do artista.

O concerto que vemos neste dvd foi gravado em Novembro de 2003 na Irlanda.

A produção do concerto é muito simples mas sobejamente eficaz e entusiasmante.

O alinhamento e qualidade do som é muito boa e, na verdade, o dvd, apesar de não o indicar no exterior, permite que o ouçamos em 5.1 em vez de apenas em "stereo", o que faz toda a diferença para quem tem essa possibilidade.

Bowie não salta, não tem elevadores, nem foguetes, nem palcos que voam por cima do público porque a sua voz e a sua presença em palco, e a dos excelentes músicos que o acompanham ( Gerry Leonard, Sterling Campbell, Earl Slick, Gail Ann Dorsey, Catherine Russell e Mike Garson), são mais que suficientes para nos deixar maravilhados e colados ao que se passa em palco como se lá estivessemos.

O concerto começa com um "Rebel Rebel" diferente que, imediatamente, incendeia o público. É visível o entusiasmo que eles têm ao ver Bowie naquele início de actuação. Momentos depois "All The Young Dudes" deixa saudades. "The Loneliest Guy" tem uma produção vídeo de abrir a pestana tana. "The Man Who Sold The World" leva-me a mim a acreditar que este seu tema ficará sempre melhor na boca de Kurt Cobain (mesmo "unplugged"). Atenção também à grande prestação vocal de Gail Ann Dorsey em "Under Pressure". Há também "Life On Mars" com o público a dizer a letra linha a linha, "Changes", "Heroes", "Five Years" e, já no encore de três temas, "Hang on To Yourself" e, por útlimo, "Ziggy Stardust". Isto já para não falar em todos os outros que não mencionei. ( No total o dvd tem 30 temas.)

Para os fanáticos dos extras, "David Bowie - A Reality Tour", tem apenas uma área de "Jukebox", onde se podem escolher um conjunto de temas para ouvir em série. E não há mais nada. Nem reportagem. Nem entrevista. Nem Bowie a lavar os dentes.

Já sabem porque é que a pergunta sobre que tema preferido levaria para uma ilha deserta é tonta?

P.S. Título do post inspirado em "Back to Life" (1989) dos Soul II Soul