sexta-feira, novembro 06, 2009

Ouvi com o AS (António Sérgio): Wah!

António Sérgio era um devoto divulgador e seguidor da carreira do homem de Liverpool, Pete Wylie, que chegou a ter uma banda com Julian Cope e outra com Budgie (Soiuxie & the Banshees) e Ian Broudie (Lightning Seeds). Pete Wylie, no início dos anos oitenta iniciou-se como Wah! Heat seguindo-se, uma série de novas denominações com Wah!, como Mighty Wah!, Shambeko Say Wah!, entre outras, para além de edições a solo .

"The Story of the Blues", que foi lançado no final de 1982, chegou ao terceiro lugar do top de singles da G.B. Em 1984, como Mighty Wah!, chegou novamente aos vinte temas mais vendidos na Grã-Bretanha com "Come Back". Em 1987, teve outro grande regresso a esse top com o single "Sinful", do seu primeiro trabalho como artista a solo, fo priemiro trabalho editado pela Sony. Em 1998, gravou "Songs of Strength and Heartbreak", graças à ajuda de um velho amigo, David Balfe (ex-Teardop Explodes), e A&R na Sony, mas tal nunca foi colocado no mercado, apesar de se dizer que o disco estava praticamente a ser distribuido para venda. O disco saiu mais tarde, como Mighty Wah!, através de uma editora independente. Um dos temas do disco, "Heart As Big As Liverpool" é quase um hino dos fãs do seu clube de futebol, o Liverpool, cidade onte Wylie vive.

Em 2000 fez parte dos Dead Men Walking, ao lado de Mike Peters dos The Alarm, Kirk Brandon dos Spear of Destiny e Glen Matlock dos Sex Pistols.

Nos últimos anos fez bandas sonoras e dedicou-se à sua cidade e aos concertos ao vivo, muitos com outros nomes do pop alternativo dos anos oitenta.

---------------------------------------
Informação mais detalhada em Allmusic.
---------------------------------------


The Wah - "The Story of the Blues" e "Remember" (ao vivo)


The Mighty Wah - "Come Back"


Pete Wylie - "Sinful"



Pete Wyllie, em 2001, com os Dead Men Walking