segunda-feira, agosto 22, 2005

O Prof. Robert A. Moog Deixou-nos

Share



















Morreu ontem o Prof. Robert A. Moog (23/05/34 - 21/08/05), o inventor e proprietário da empresa dos famosos sintetizadores Moog, o primeiro sintetizador a ser comercializado.

Robert Moog estudou piano quando era criança mas não seguiu a carreira de músico. A sua curiosidade levou-o a querer construir as teclas em vez de as tocar.

Aos catorze anos já tinha criado o seu primeiro teclado electrónico. Em 1961 publicou o seu primeiro artigo em que ensinava como fazer um desses instrumentos. Ao vender mais de mil desses artigos, que incluiam os componentes electrónicos para os seus leitores serem bem sucedidos, decidiu que, em vez de trabalhar para um dos grandes centros de investigação, iria tentar iniciar a sua própria marca. Assim nasceu a Moog.
Ele licenciou-se em Engenharia Electrotécnica e fez um Doutoramento em Física na Universidade Cornell.

"Switched-On Bach", por Wendy Carlos, foi o primeiro "hit" utilizando apenas um Moog, propositadamente construído para essa obra. Foi também vencedor de diversos Grammys.

Wendy Carlos foi a primeira a "lançar" o Moog mas não tardaram outros músicos a abraçar os produtos do homem que foi acusado, por algumas mentes conservadoras, como um revolucionário desmiolado que pretendia, com as suas invenções, destruir a "verdadeira" música. Na lista dos primeiros utilizadores de Moog(s) contam-se Stevie Wonder, Keith Emerson (Emerson, Lake & Palmer), Rick Wakeman (Yes), os Beatles,...E se querem um exemplo de uma banda actual que usa e abusa da utilização de teclas Moog, pensem nos Stereolab.
















Estúdio de Wendy Carlos em 1968 para a gravação de "Switched on Bach" e Wendy Carlos com um amigo (fonte das fotos: sítio de Wendy Carlos )
-------------------------

Fonte das fotos de Robert Moog: Moog Archives