domingo, Outubro 31, 2010

Um Ano sem António Sérgio

Há um ano, o dia de Halloween pregou-nos a pior partida possível, levou-nos a voz e a pessoa que nos inspirou e nos fez sonhar em tantas noites das nossas vidas. A sua voz, felizmente, e graças à vontade da sua família, ainda é ouvida na Radar, e Ana Ferrão teve, felizmente, a coragem de continuar a sua colaboração com a Radar sem o António Sérgio.

Obrigado, Sérgio, não nos esqueceremos de ti.

sexta-feira, Outubro 29, 2010

There Was No Other Flood

“Bleed Like There Was No Other Flood” é um tema pelos Wildbirds & Peacedrums, do seu álbum de 2010, "Rivers".

A banda é um duo constituido pelo casal sueco Andreas Werliin e Mariam Wallentin. Eles já editaram diversas obras tendo já sido premiados com diversos prémios, nomeadamente, em 2007, na Suécia, foram considerados como o melhor acto de jazz desse ano. Em 2008, fizeram uma digressão pelos EUA que possibilitou que tocassem ao lado de nomes conceituados da alternativa americana como os Deerhoof, Bonnie Prince Billy ou St. Vicent.

O tema, “Bleed Like There Was No Other Flood”, pode ser encontrado no duplo EP , "Retina" e "Iris".

Eles e a Lua

Os Drums têm um vídeo para o tema "Me and the Moon", que podem encontrar no seu LP.

quinta-feira, Outubro 28, 2010

Violens : Novo Vídeo

Os Violens, que vos falei aqui há muito tempo, ainda eles próprios manufacturavam os seus produtos, têm um novo vídeo do tema "Violent Sensation Descends", que podem encontrar no seu disco "Amoral".

Realização: Alejandro Cardenas

PIXIES : Um Espectáculo ao Vivo Gratuito Por Semana

Os Pixies anunciaram que, a partir de agora, colocarão, no seu site, todas as semanas, um dos seus espectaúclos ao vivo para download gratuito. O primeiro colocado foi o espectáculo no Festival Coachella, em 2004.










Designer Drugs: Novo Vídeo

Os Designer Drugs, que é como quem diz Michael Vincent Patrick e Theodore Paul Nelson, que já nos visitaram aqui antes, têm um novo vídeo para "Through the Prism” e com a colaboração do letrista Cerebral Vortex. Este tema é também o primeiro single, editado ontem, do LP de estreia da banda, "Hardcore/Softcore", que sairá quando o duo parar, por uns momentos, de misturar temas e fazer sessões de djing à volta do mundo.



Realização e ediçâo: ELLE REX



Confesso que gostei mais disto:

MEN: Mulher com Bigode, Ursos, Voltas em Póneis

MEN é um projecto, com casa em Brooklyn, liderado por JD Samson (nome artístico de Jocelyn Rachel Samson), assumida lésbica, honrada portadora de um bigode desde a adolescência. Ela foi a menina dos projectores para as Le Tigre até fazer parte integrante da banda, em 2000, quando um dos membros saiu, sendo também membro das Herms, banda que toca com Peaches nos seus concertos ao vivo. Os MEN tem como membros efectivos JD Samson e Michael O'Neil e Ginger Brooks Takahashi, que fazem parte de outro projecto de Samson, os Hirsute. No entanto, a ideia dos MEN foi de JD e Johanna Fateman (também das Le Tigre), e, posteriormente, convidaram a artísta plástica Emily Roysdon, contribuindo, Johanna e Emily, na produção, escrita de textos e coreografia para as MEN.

"Off Our Backs" não é um tema recente, mas tendo agora um vídeo que poderá ser polémico para conservadores, fará que se preste mais atenção à banda.

O single sairá a 8 de Novembro e virá a fazer parte do LP "Talk About Body", que será editado em 2011.


quarta-feira, Outubro 27, 2010

UNKLE Procuram Fugitivo

Dos UNKLE, ainda de "Where The Night Fall", há um novo single/vídeo para "The Runaway".



Realizadores: Warren du Preez e Nick Thornton Jones.

Negrinho

Os Small Black são um duo composto por Josh Kolenik e Ryan Heyne, residentes em Brooklyn, Nova Iorque.

Em 2009 editaram, em nome de autor, o seu primeiro trabalho discográfico, um EP homónimo. Em Abril de 2010, já como "quadros" de uma editora, esse mesmo EP foi re-editado com novas masterizações, e, neste mês de Outubro, há dois dias, publicaram o seu primeiro LP, "New Chain". “Photojournalist” é um dos temas que podem encontrar
nesta última obra.

A Jóia da Noite de Los Angeles

Nite Jewel é o nome do projecto de Ramona Gonzalez que editou, em 2009, "Want You Back" EP, e o álbum "Good Evening". Este ano, foi publicado, em Setembro, um novo EP, "Am I Real?", de onde vem este tema, "We Want Our Things".


Realizador: Ola Vasiljeva

terça-feira, Outubro 26, 2010

Daftpunk - "Derezzed" / " Tron Legacy" Trailer

Este é o primeiro vídeo/trailer para o filme "Tron Legacy", sequela do clássico "Tron", que estará nas salas de cinema em 2011, e que tem banda sonora original criada pelos Daftpunk.

Crystal Castles com Robert Smith

Este é o novo single dos Crystal Castles, "Not In Love", tema que vem incluido no último disco do duo mas não nesta versão com a participação de Robert Smith.

Novamente o Culto das Nuvens

Desde 2005 que a banda de Minneapolis, os Cloud Cult, têm sido acompanhados por aqui. Do novo disco, "Light Chasers", editado em Setembro, há um novo single, "You´ll Be Bright" e o respectivo vídeo.

Realização: Dan Huiting

segunda-feira, Outubro 25, 2010

Local Natives - Who Knows Who Cares (Vídeo)

Os Local Natives parece que agora lançam um vídeo no início e no fim do mês. Aqui está mais um, desta vez para "Who Knows Who Cares" com realização de Eli Gunn-Jones. O tema podem encontrá-lo em "Gorilla Manor", o disco editado no início deste ano.

Get Some - Lykke Li Novo Vídeo e Temas Grátis

Com este balanço, ninguém parará Lykke Li (de quem falei aqui, a primeira vez, quando ainda era apenas um sucesso sueco). Este é o seu novo single que poderão descarregar gratuitamente do seu site.

Gregory Isaacs (1951- 2010)

Gregory Isaacs nasceu e viveu parte da sua infância e vida adulta num gueto em Kingston. Aos dezoito anos, editou o seu primeiro disco, e, até aos 22 anos, colaborou com outros artistas jamaicanos, mas a sua vida só começa a ter um novo rumo quando resolve editar a solo e criar a sua própria editora, a African Musem, e a sua loja de discos. Um ano mais tarde, em 1974, acontece o seu primeiro grande êxito na Jamaica, com "All I Have is Love". O sucesso internacional deIsaacs só se dá quando assina e grava por grandes editoras internacionais (a Island Records, a Virgin Records/Frontline e depois a Charisma) mas mantendo, em alguns casos, a ediçao das obras, na Jamaica, com a sua African Museum.

Em 1981, edita "Night Nurse", um excelente tema e um grande sucesso, mas que adivinhava o pior: o início de uma década de probelmas com drogas e várias detenções. O consumo de diversas drogas começava a trazer-lhe os primeiros problemas de saúde e com as autoridades. Em 1982, "Night Nurse" é editado na Grã-Bretanha e alcança o Top 40. Quinze anos mais tarde, o tema que deu o nome ao disco, foi recriado po Sly & Robbie com Simply Red e é um sucesso de vendas tão grande que consegue chegar à 12ª posição.

Isaacs editou até ao fim da sua vida, mas as consequências de uma vida de abuso de drogas, envelheceu-o a ele e à sua voz precocemente, fazendo das edições mais recentes meras sombras da sua obra nos anos setenta e oitenta.

Gregory Isaacs, que muitos apontaram como sucessor de Bob Marley, como embaixador do reggae, tinha uma grande admiração por Marley e dizia que ele tinha sido a abertura das portas do som da Jamaica para o mundo.

De Isaacs, ficam centenas de músicas e dezenas de pequenos e grandes hits para ouvir, entre os quais, "Love Is Overdue", "Tune In", "Slave Master", "Rumours", "Soon Forward", Private Beach", "Night Nurse" (ver vídeos abaixo).

Isaacs faleceu na Grã-Bretanha, onde vivia com a sua família e lutava contra um cancro pulmonar.







Britta Persson Edita Novo Single (Vídeo)

Britta Persson já tem um vídeo para aquele que será o segundo single do seu disco "Current Affair Medium Rare", ainda editado apenas na Suécia.

Britta diz que "Toast to M" não é um tema sobre perda mas uma espécie de brinde dedicado a alguém que vivia no seu bairro.


Realização: Bold Faces

sexta-feira, Outubro 22, 2010

Glasser - Primeiro Vídeo de "Ring"

Glasser é o nome para o projecto de Cameron Mesirow, filha de um músico a actuar com a companhia dos Blue Man Group, em Berlim, e de Casey Cameron (fundadora dos Human Sexual Response, banda que teve um considerável sucesso, nos anos oitenta, nos EUA, no circuito das rádios universitárias e independentes, tendo sido "Jackie Onassis" o seu maior êxito). Cameron namora com Matt Popieluch (vocalista dos Foreign Born) e tem sido com membros da banda de Matt e de outras bandas amigas, como os Fool´s Gold, Magnetic Zeros e Edward Sharpe, entre outros, que ela tem conseguido uma banda completa para tocar todos os instrumentos, ao vivo, da sua obra fundamentalmente electrónica.

Cameron nasceu em Boston mas vive em São Francisco, onde compôs o seu primeiro EP, "Apply", apenas utilizando um computador. O seu primeiro LP, "Ring", foi editado em Setembro, e o single "Mirrorage" é o primeiro a merecer um vídeo.


Realização: Carlos Charlie Perez

Novo Chk Chk chk Neu !!! !!! !!! Video

Há um novo vídeo dos sempre e, ainda, fabulosos Chk Chk Chk. O tema é ‘Jamie, My Intentions Are Bass’ do novo disco, editado este Verão, 'Strange Weather, Isn't It?.


Realizado por: Saman Keshavarz

De Lodderfjorden com Amor

Os Fjorden Baby! são de Loddefjorden, Bergen, Noruega. Em 2009 cantavam apenas no seu dialecto (Loddefjordsk). Por estar um pouco esquecido do meu norueguês do liceu, não estou certo se este novo vídeo, do disco de estreia, é nesse dialecto.

A cenografia do vídeo e a própria postura do vocalista lembra os Stone Roses, mas, musicalemnte, o som desta banda recorda uma grande mistura de influências dos anos 90, onde, para além, dos Stone Roses, os Happy Mondays também parecem ter sido ouvidos por estes Loddefjordenos.

quinta-feira, Outubro 21, 2010

Crueldades Várias


Os Various Cruelties são um quarteto londrino, com dois temas disponíveis, para ouvirmos e ponderarmos se os incluimos no grupo de bandas a seguir ou a esquecer.




James Blake em Versão Amiga

Depois do vídeo de James Blake para "Limit To Your Love", versão do tema de Feist, ter sido publicado aqui, num formato de vídeo promocional, está agora acessível via Vimeo.

James Blake - Limit To Your Love from James Blake on Vimeo.

Obaro: o Poeta Fantasma

Cheira-me a génio. Ele é Obaro Ejimiwe mas é conhecido como Ghostpoet. Levantem as antenas e o EP que querem comprar chama-se "The Sound of Strangers".

Arianna Foster (1962-2002) / The Slits

Conforme anunciado no site do seu padrasto, John Lydon, Arianna Foster faleceu de uma doença não revelada.

Arianna Foster, nascida na Alemanha, era filha de Nora Foster, da família proprietária do Der Spiegel e, em tempos, influente individualidade no negócio da música britânico.

Arianna Fostar (conhecida artisticamente como Ari Up), foi, aos 14 anos, em 1976, a fundadora das Slits com a sua amiga Palmolive. Dada as suas tenras idades e de serem uma banda punk completamente feminina (até 1979, quando Budgie - mais tarde nos Siouxie & the Banshees - subsitui Palmolive), num círculo essencialmente masculino, deixaram a marca nos primeiros anos do punk rock, não só por serem amigas e fazerem as primeiras partes de um dos grupos que cimentaria, para a posteriadade, o seu nome na história da música popular e, em particular, no punk rock, os Clash, mas por serem diferentes. As Slits eram diferentes no punk na mesma medida em que foram os Clash, com a sua absorção e evolução rápida para outras avenidas da música, nomeadamente com influências do dub e ritmos africanos. "Cut", de 1979, o seu primeiro disco, que teve como single "Typical Girls" (com o lado B com uma versão de "I Heard It Through the Grapevine"), fez uma pequena mas significativa carreira e colocou-as na história mas afastou os seus fãs punk hardcore que as acompanhavam desde os primeiros dias. O divórcio desses fãs consumou-se definitivamente com o segundo disco, "Return of The Giant Slits",onde o experimentalismo e o dub tomaram o lugar do punk, com carregadas influências da colaboração que tinham vindo a fazer com os The Pop Group, de Mark Stewart, com quem tinham partilhado um single, antes do seu segundo e último disco. Depois da morte das Slits, em 1982, Ari prosseguiu uma carreia a solo e fez parte do colectivo New Age Steppers, projecto de dub-reggae, de um dos grandes inovadores musicais da Grã-Bretanha, Adrian Sherwood. Em 2005, Ari reformou as Slits, com apenas um dos membros originais, e editaram um EP, em 2006, e um LP, "Trapped Animal", em 2009 (do qual podem viver o vídeo "Lazy Slam", abaixo, que Ari tinha pedido para ser publicado apenas após a sua morte). Em 2010, foi editada uma edição especial de "Cut", das Slits, remasterizada e com os temas das participações, na época, da banda nas Peel Sessions, de John Peel.

Arianna Foster era casada e tinha duas filhas.






The Slits - "Lazy Slam" (do disco de 2009, vídeo divulgado, a seu pedido, apenas após a sua morte)

Realização: Jess Holzworth

quarta-feira, Outubro 20, 2010

Oh Land: Uma Dinamarquesa em Brooklyn

Acho que já vos falei aqui de Oh Land mas como não encontro o post original, vou-me repetir. Oh Land não é uma banda mas uma cantora dinamarquesa que fez as malas e partiu para Brooklyn, onde conseguiu um contrato com a Epic Records, depois de ter participado no festival SXSW (South by Southwest). Na Dinamarca editou um LP, "Fauna", que teve algum sucesso e, nos EUA, tem um EP publicado, onde podem encontrar este "Sun of a Gun" (no vídeo) e espera-se, em breve, a edição do seu disco de estreia na América do Norte.



"Heavy Eyes" do LP "Fauna", editado na Dinamarca:

Diamond Rings Com Novo Brilho

O Toronto(iano) John O´ Regan está de regresso com um novo vídeo. Ele é musicalmente conhecido como Diamond Rings e já passou aqui, em Março, com o muito divertido vídeo de "Wait & See". O disco de estreia,"Special Affections", sai na próxima segunda-feira, dia 25, e lá encontrarão "Wait & See" assim como este "Something Else".


Realização: Colin Medley

Novo Vídeo dos Massive Attack ("Atlas Air")

Do último disco "Heligoland", há um novo vídeo para um dos temas, "Atlas Air".

A realização é de Edouard Salier que já trabalhou (uma vez) com os Air e com os Orishas (muitas vezes).

20 ANOS de "Doolittle" dos Pixies Dá Prenda


Para celebrar os vinte anos do lançamento de "Doolittle", os Pixies estão a oferecer, online, um EP de quatro temas (Dancing The Manta Ray, Gouge Away, Monkey Gone To Heaven e Crackity Jones) ao vivo.
Podem descarregá-lo a partir daqui:










terça-feira, Outubro 19, 2010

Respira a Central Mágica

Os Breathe Owl Breathe, de Michigan, são um projecto de Micah Middaugh (cantor, compositor, tocador de banjo, maratonista, apaixonado pela natureza) acompanhado por Andrea-Moreno Beals (violoncelista de formação clássica mas que também agarra noutros instrumentos de cordas) e Steve Hobbes (percurssionista. Eles editam regularmente desde 2004, tendo já editado cinco LPs e um EP.

"Own Stunts", o tema do mais recente vídeo de banda, é um dos doze temas do LP de 2010, "Magic Central".



O anterior vídeo, publicado no Verão, foi do tema "Lake Light", também retirado de "Magic Central":

Mais Hip Hop Egípcio e Moon Crooner

Os Egyptian Hip Hop revelam o vídeo para 'Moon Crooner', tema do EP " Some Reptiles Grew Wings".

Loco Commotion

Depois do excelente "Pigeons", desilusão é pouco para descrever o que sentimos após ouvirmos este novo single, "Commotion", dos The Hundred in the Hands.


Realização: Daniels

segunda-feira, Outubro 18, 2010

UNKLE oferecem OITO temas da Digr~essão

Os UNKLE. prestes a iniciarem a digressão norte-americana, estão a oferecer um amostra de temas com "The Answer" e "Lonely Soul", em versões ao vivo, e dois temas de cada uma das bandas que farão as suas primeiras partes na digressão: os Sleepy Sun, os Ki:Theory e os The Golden Filter.









Desejos

Ela deseja que ele fosse o namorado dela e não deseja muito mais, nem musicalmente nem liricamente.

Mais Um MF / MB /

Os suecos MF/ MB/ continuam a publicar vídeos para cada um dos temas do seu novo disco, como já vos tinhanmos falado aqui. Este é para "The Window":


Realização de Kasper Lahti

Ruffians de Sempre

Os Born Ruffians são tão bons que dão dores de crescimento.

Depois de "What to Say", o novo single e vídeo retirado do seu último disco, "Say It", é "Nova Leigh".





Realização de Jared Raab

sexta-feira, Outubro 15, 2010

Music Alliance Pact :: Outubro 2010

Faz este mês dois anos que o bravo escocês, Jason, começou o Music Alliance Pact. Ao longo destes dois anos, a lista de países e blogs que têm contribuido tem sempre vindo a crescer, e, hoje, tem representações de praticamente todos os continentes. Neste mês tão especial de aniversário, Portugal apresenta uma nova canção de um artista que já esteve, há praticamente um ano, no Music Alliance Pact. Desde lá, Noiserv fez diversos concertos no estrangeiro, confirmou o que suspeitávamos como sendo um dos talentos mais promissores de entre os novos músicos portugueses e editou, pela Optimus Discos, saudável iniciativa criada, supervisionada e gerida pelo Henrique Amaro (Antena3 "Portugália"), o seu último EP "A Day In Day of The Days".

A partir deste mês, a Music Alliance Pact passará a ter a colaboração do blog do jornal The Guardian para representar a Inglaterra.




Para fazer o download dos 35 temas, cliqueaqui

ARGENTINA: Zonaindie
Hamacas Al Rio - Sin Decir
Hamacas Al Rio is a six-piece acoustic pop band led by singer Laura Ciuffo. Sin Decir is one of our favorite tracks from their latest release, Al Final, El Parque, an amazing album dominated by hypnotic chamber music sounds and fine string arrangements, along with more conventional synthesizers and electric guitars.


AUSTRALIA: Who The Bloody Hell Are They?
Bleeding Knees Club - Bad Guys
Bleeding Knees Club only started in March and have already toured Australia's east coast a bunch of times, recorded an EP and secured a label and distribution. Admittedly, BKC trade in a certain brand of music that doesn't require/intentionally avoids precision, planning and cleanliness. Even though you can imagine these guys bashing out an EP within the amount of time it takes some bands to soundcheck, it still suggests potential radness in the near future.


BRAZIL: Meio Desligado
Baiana System - Jah Jah Revolta
Baiana System is a new group from Bahia, a Brazilian state famous for its axé music - a style marked by lyrics full of ambiguous sexual overtones and simple dance rhythms. Their trump card is to raise the Bahian guitar to a new level, combining a typically Brazilian musical manifestation to elements of dub, contemporary electronic, rock and other genres, as observed in Jah Jah Revolta.


CANADA: I(Heart)Music
The Wilderness Of Manitoba - Sea Song
To fully appreciate The Wilderness Of Manitoba, you need to be in a calm, relaxed mood. So sit back. Clear your mind. Forget your worries for a moment. Ignore the phone, the internet, your pets, everything. Now start Sea Song and just let the gorgeous vocal harmonies and beautiful folky melodies wash over you. Wasn't that pleasant? Now go and get a copy of their first full-length, When You Left The Fire, because it has 12 more tracks just like that one.


CHILE: Super 45
Dadalú - Gracias
Dadalú's (Daniela Saldías) first steps in music were linked to the punk and hardcore scene. Later, she refined her ideas, got closer to hip-hop and took part in Colectivo Etéreo, Iris and Julia Rose. However, her solo work is strongly influenced by Phil Spector and Mark Ronson's orchestrated pop. Gracias, the first single from her forthcoming debut album Período, to be released by netlabels Ponk and Michita Rex, is the best proof that differences between punk, rap and pop are dwindling.


CHINA: Wooozy
Sun Ye - Strange Planet
With projects in rock, punk and post-rock bands under his belt, Shanghai-based Sun Ye is nowhere near finished with whatever he has planned for his music - fluid, dreamlike melodies that tinkle and slide smoothly in and out of your ears. His unpredictable yet continually enthralling tunes have landed him support slots for both Ólafur Arnalds and Émilie Simon this year. His latest album, Trash Can, was released on the Miniless label.


DENMARK: All Scandinavian
The Malpractice - Boss Stallion
October 25 will see the release of The Malpractice aka Johannes Gammelby's (I Am Bones, Beta Satan) solo debut Tectonics on Crunchy Frog, an 11-song strong album of alternative rock aiming at minds, (pop) hearts and feet. Here's the great Boss Stallion and if you dig it, make sure to check out the other album single Oh, The Irony streaming on MySpace.


ENGLAND: The Guardian Music Blog
The Visitors - Hello Moon
Visitors frontman Karl Walsh used to head Factory Records folkies To Hell With Burgundy. The official bio says he has spent the time since the label's demise "writing novels in the French countryside". Hello Moon says different. It speaks of years spent orbiting Bowie's legacy, drifting on the dark side of the Duke before taking a quantum leap into Wayne Coyne's shoes. More years spent Waitin' For A Superman to spin earth backwards, to rewind to a time when we were still wide-eyed about space, glam rock and the power of a good, solid tune.


ESTONIA: Popop
Tallinn Daggers - Island Phi Ley
Tallinn Daggers is an electronic pop duo from Tallinn that consists of Ardo Kivi and Joosep Volk. Since they united in 2009 they have released one digital EP, The Last Escape, and a handful of singles. They are known for their very energetic live shows and listener-friendly habit of giving away their music.


FINLAND: Glue
Big Wave Riders - Big Sound
Formed just before the summer, Big Wave Riders aim to be the next big thing in Finnish indie music. While they ready their debut EP, we can enjoy a taste of their first recordings with Big Sound's fast tropical beat and early 80s garage vibe.


FRANCE: ZikNation
Hutchinson - Oh My Lover
Hutchinson is an electro-rock duo featuring Olivier Deniaud and Eric Tanguy, who make their music in the very creative city of Nantes. It's a hobby that doesn't stop them being rather good. You might have had a hard time guessing they were French.


GERMANY: Blogpartei
MIT - Pudong
German band of the moment is definitely MIT. With the advanced electronica of their second album Nanonotes, which was produced by Simian Mobile Disco member Jas Shaw, and especially with the video to Pudong, they have hit the spot in Germany's blogosphere. MIT may rightly be seen as a concept for taking Kraftwerk's legacy into the future.


GREECE: Mouxlaloulouda
go.quiet - Everyone I Ever Met
go.quiet is the project of Christina Kassesian and ?ousework. Everyone I Ever Met, the primary result of their collaboration, is soothing, compelling, heartbreaking, mysterious and gloomy. An enticing dip into melancholy that urges you to lean closer to the speakers to fully feel everything that is being played and sung. There's a beauty in the melody that conjures up a cinematic romanticism with the soft-spoken, whispered, gentle vocals to amplify this emotion.


ICELAND: I Love Icelandic Music
Captain Fufanu - Lava
Captain Fufanu are two youngsters and probably the brightest hope of the Icelandic electronic music scene. Hrafnkell Flóki Einarsson and Guðlaugur Halldór Einarsson (sons of a different Einar, so not brothers) aka Kaktus and Gulli played their first gig at the age of 16 in 2008. The duo mix dub, techno, house and experimental electronica. The song Lava is unreleased.


INDIA: Indiecision
Kaav - Daya
Kaav is an alt-prog trio from Kochi. The band's expansive, instrumental soundscapes are based in an understanding of local Carnatic music, with the trappings of a more alternative Oceansize - think a dosa-eating Explosions In The Sky. Daya is taken from a recently-released eponymous three-track EP, which we highly recommend you download here for free.


INDONESIA: Deathrockstar
Ghaust - Sleep And Release
With only two members, Ghaust, who hail from Jakarta, build an instrumental trip crossing through different genres, where post-rock/shoegaze influences and crushing sludge/doom tempo collide with hardcore punk and heavy rock. Sleep And Release explores a cumulative void, expressing emotions that can only be conveyed with music.


IRELAND: Nialler9
Sacred Animals - Chosen Seed
Sacred Animals is a solo project of Darragh Nolan. His debut release is the lush four-track EP Welcome Home and serves as a perfect introduction to his fanciful and feral, wild like nature ballads. The music recalls Radiohead, Bon Iver and Guillemots without ever really sounding too much like any of them.


ISRAEL: Metal Israel
ACE And The Deck - Mr. Grieves (Pixies cover)
ACE And The Deck take the Pixies' Mr. Grieves, stir it up with reggae, shake it up with psychobilly, throw in some surf punk and cut it with a generous helping of arak. Their debut album is a veritable musical arsenal taking the best from all genres, and hits the market on December 13.


ITALY: Polaroid
Havah - The Competition Dies
Michele Camorani was a member of La Quiete, one of the most important screamo hardcore bands of the past decade. This is his new solo project, and the sound is very different. Imagine a Blank Dogs song locked up in a dark basement all alone for 20 years - that's how obscure and cursed Havah's music can be. Sometimes, suddenly, pop melodies come to the surface, but soon they're buried into the noise once again. It's definitely worth downloading Havah's first album for free via his MySpace.


JAPAN: JPOP Lover
Hotel Mexico - Its Twinkle
Hotel Mexico are not from Mexico, but are a glo-fi and chill electro band hailing from Kyoto. Its Twinkle is taken from the recently released His Jewelled Letter Box EP and is full of radiant guitar melodies, ambient bells, airy synths and more reverb than any respectable song has the right to use.


MEXICO: Red Bull PanameriKa
Hello Seahorse! - Un Año Quebrado
Once a twee-pop band, Mexico City's Hello Seahorse! morphed into a gloomy sounding beast on their third album, Bestia. Now they've delved deeper into their tormented souls and came out with their fourth album in four years, Lejos. No Tan Lejos. Produced by the legendary Money Mark in Los Angeles and by local wizard Yamil Rezc, the 11 songs lay a rich forest of synths where Lo Blondo's banshee-like voice soars with operatic tropes. Say "Hola!" to this seamonster.


NETHERLANDS: Unfold Amsterdam
Space Siren - This Radar
Amsterdam quartet Space Siren have strong indie-rock pedigree behind them. Featuring members who previously made up the noisy, melancholic band Seesaw, who released a number of great albums on the reliable Transformed Dreams label early in the 2000s, Space Siren carry the torch on wonderfully. Thick layers of guitar distortion hark back to an era when Sonic Youth ruled the independent underground. The percussion drives every song. And, somehow, amidst the haze of overdrive, there's room for the strong, moody vocals of Gwendolien.


NEW ZEALAND: Counting The Beat
Secret Knives - The Northwest States
Secret Knives is the solo bedroom recording project of Ash Smith, who also plays in Over The Atlantic. The Northwest States begins with a pop melody and lyrics about lost love over programmed beats and a nice rumbling bass line. Then the layers of guitar start to build until the song soars into a shimmering shoegaze crescendo. The song is from Secret Knives' new album Affection, available for free download from here.


NORWAY: Eardrums
Dunderhonning - Støv
Dunderhonning is a young quartet from Harstad in the north of Norway. They have just released their debut full-length album on Guano Recordings, Sakte Ut Av Fokus, where they play warm, poetic, dreamy and powerful pop/rock. They sing in their native language and dialect, which suits the songs and their expression well. People who have heard and loved the music of Kråkesølv may find these two close to each other in style. Their album is high on my list of the best Norwegian albums this year. Highly recommended.


PERU: SoTB
LongPlayer - Chica A Go-Go
It's time to welcome the debut of LongPlayer, a powerful quartet that formed in Lima in 2009 and is led by experienced Pipe Villarán. Their first single, Chica A Go-Go, carries a pleasant melancholy and is full of crunchy guitars and surprise trumpet appearances. Their self-titled debut album, which comes out on October 21, promises to deliver a classic rock lesson and will undoubtedly be one of the best of the year.


PORTUGAL: Posso Ouvir Um Disco?
Noiserv - 06:00am - Mr. Carousel
Since his first presence in MAP a year ago, Noiserv (aka David Santos) has played internationally, recently in Scotland and Slovenia, and has shared the stage with Bill Callahan, Camera Obscura, Damon & Naomi, Perry Blake and The Swell among others. In July, he released a new EP, A Day In The Day Of The Days - a musical diary of one fictional day.


ROMANIA: Babylon Noise
Minus - Ha?deu
Minus is Daniel Stanciu, a young man from Bucharest who combines massive mountains of bass with glitchy, twinkling Game Boy melodies and a healthy dose of synth funk. The EP from which Ha?deu was taken can be listen to and downloaded on Minus' page at Local Records.


SCOTLAND: The Pop Cop
Bear Bones - Oil & Lacquer
Islay-born singer Ben Harrison's thick brogue and some inspired bursts of accordion make eight-strong Bear Bones an unmistakably Scottish proposition and Oil & Lacquer a heavenly way to spend four minutes. Fans of Belle & Sebastian won't be disappointed. Since it's exactly two years since the Music Alliance Pact was launched, as a bonus you can also download a free anniversary compilation here which contains mostly exclusive and rare tracks contributed by 23 previous MAP artists from Scotland.


SINGAPORE: I'm Waking Up To...
Typewriter - Cry So Well (The Suntan Mix)
Ten years and three line-up changes later, Typewriter have finally released their labor of love, Indian Head Massage. Their debut album is chock full of well-crafted power-pop tunes and guitar riffs, whimsical lyrics and one of the most dynamic rhythm sections in the country. As a live four-piece, Typewriter shed all inhibitions to deliver a spine-tingling dose of forgotten melodies to awaken the senses, but on record they take the time to flesh out the minute details that make each song stand out.


SOUTH AFRICA: Musical Mover & Shaker!
Goldfish - Fort Knox
Hailing from Cape Town, Goldfish is made up of Dominic Peters and David Poole, who are one of the hottest jazz/electro duos this side of the equator. A mix of "funky riffs, acid jazz melodies and instantly catchy dance floor songs" is what they are about and Fort Knox is the epitome of their unique sound. This duo have made their mark in the dance scene and world domination is in sight.


SOUTH KOREA: Indieful ROK
Go-yo - The Blue Devil
Singer-songwriter Go-yo writes songs about cynical self-consolation. After debuting with a self-titled single offering lo-fi piano pieces last year, he has begun a venture into the realm of trip-hop and electronica with the recent release of first full-length album I Came Alone. While songs such as Let The Little Bird Fly maintains Go-yo's original, melancholic piano sound, The Blue Devil creates an atmosphere similar to that built by Air's score for The Virgin Suicides.


SWEDEN: Swedesplease
Mother Of The Forest - Bränna Broar
This suddenly prolific artist has just released another EP, this time with guests such as Mattias Alkberg and Magnus Ekelund. Vocals are processed and distant in the mix, adding to both the spookiness of the tracks and the prominence of the staccato electronic bursts that punctuate and enliven each song.


SWITZERLAND: 78s
The Legendary Lightness - Airplane
The Legendary Lightness is the side-project of the two drummers from Swiss indie outfits Schnitzer and Gabardine. The singer-songwriter duo hail from Zurich and has just released a splendid single called Airplane. It's an airy piece of music, providing you with the musical layer for daydreaming. Airplane will be featured on an EP which will be sold at concerts and is limited to 100 copies. Their debut album is scheduled for release this winter.


UNITED STATES: I Guess I'm Floating
Twin Shadow - Yellow Balloon
The description for this artist should be short and sweet: spin the track, buy the album and become very happy. Twin Shadow, the one-man project of Brooklynite George Lewis Jr, is full of smooth synths, dark vocals and compositions operating under the influence of 1980s music but not cheaply ripping it off like loads of chillwave acts. Simplicity and melody merge seamlessly in Yellow Balloon, like many of the tracks on debut LP Forget.


VENEZUELA: Barquisimento
Los Mentas - El Kiosko
Los Mentas is a rockabilly band with a new and nostalgic proposal and a strong dose of punk-rock flavor. Other influences like tango and swing can also be found in their work. Richard "Chicha" Blanco, Carlos Aray, Hector "Lukas" Paredes and Juan Olmedillo are Los Mentas, and El Kiosko is included on their debut album.