sexta-feira, Janeiro 29, 2010

Japayork Para Todo o Trabalho


Japayork é um talentoso londrino de vinte e dois anos que faz tudo na banda. De facto, ele é a banda, o artista que faz a arte da banda e o seu manager e promotor. Se não vamos ouvir falar sobre Japayork nos próximos meses, que me caia o nariz. Para já, podem ver o seu vídeo (feito por ele) e ouvir alguns temas no MySpace.


Novo Hot Chip Já Se Pode Ouvir



O novo disco dos Hot Chip já está a rodar em streaming no MySpace da banda.

Nadar em Sangue de Surfista

Os Surfer Blood são John Paul Pitts (guitarra e voz), Tyler Schwarz (bateria), Thomas Fekete (guitarra), Brian Black (baixo) e Marcos Marchesani (percussão). Eles são norte-americanos do estado com mais reformados e louras falsas por metro quadrado. Se disseram Florida, acertaram. No entanto, não foi em West Palm Beach que deram nas vistas mas com visitas a Brooklyn e a Nova Iorque, onde tocaram e participaram no importante festival da CMJ (College Music Journal - uma revista dedicada à música, vendida ao público e distribuida pelas centenas de rádios universitárias norte-americanas).

O tema "Swim" (vídeo abaixo) faz parte do seu primeiro disco "Astro Gold", editado este mês.



((Via P4K)

quinta-feira, Janeiro 28, 2010

Novo Gold Mask

De Chicago, Gretta Rochelle (voz e bateria) e Jack Armondo (guitarra), mais conhecidos como My Gold Mask, e que já passaram por aqui no ano passado. Eles têm um novo vídeo para o tema "Violet Eyes", o qual podem encontrar no EP "A Thousand Voices", lançado no início deste mês.

New Caribou

Caribou terá um novo disco, a ser lançado a 19 de Abril, que dará pelo nome de "Swim". Este é o alinhamento:

1. Odessa
2. Sun
3. Kaili
4. Found Out
5. Bowls
6. Leave House
7. Hannibal
8. Lalibela
9. Jamelia

O tema "Odessa", que podem ouvir no clip do Youtube (abaixo), está a ser oferecido por Caribou. Para tal, basta que sigam este link e coloquem a vossa morada de correio electrónico.

quarta-feira, Janeiro 27, 2010

Broken Bells / The High Road / Vídeo

Ai está o vídeo para o primeiro single do projecto Broken Bells, de Dangermouse com James Mercer (vocalista dos Shins).

Há momentos neste tema que me fazem pensar em Ian Broudie.




Efterklang + novo single

Os deuses ouviram o meu lamento e a rádio lisboeta Radar colocou este novo tema e o respectivo vídeo, dos Efterklang, a votos na sua série "5 às 5". Vocês também podem, e devem, votar aqui.

"Modern Drift" é o primeiro single para o terceiro disco de estúdio, "Magic Chairs", desta enorme, em todos os sentidos, banda dinamarquesa.

O vídeo, por Kristian Leth, segundo a informação que se encontra no YouTube, é baseado num filme de 1970, "Dyrehaven, den Romantiske Skov", de Per Kirkeby e Jørgen Leth (pai de Kristian). O nome deste disco, Magic Chairs", também foi inspirado no título de outro filme de Jorgen Leth.



A História da(s) Boombox(es) na NPR

A National Public Radio, nos Estados Unidos da América, fez um documentário sobre a boombox. Podem ouvi-lo aqui.

terça-feira, Janeiro 26, 2010

Novo Vídeo dos Yeah Yeah Yeahs

"Skeletons" é o single novo (do disco "velho") dos Yeah Yeah Yeahs e teve direito a este vídeo que, para ser gravado, incomodou defuntos.

Os Courteeners Regressam

Os Courteeners, a banda que Morrissey tanto ajudou não só aclamando-os como posteriormente levando-os como banda suporte da sua digressão norte-americana de "Years of Refusal", têm agora um novo single, "You Overdid It Doll", que sairá sete dias antes do seu novo disco, "Falcon", o sucessor de "St Jude", de 2008, e que estará nos escaparates digitais e de carbono a 22 de Fevereiro



Jorge Fontes (1938-2010)

Sempre que se via fado num programa de televisão, lá estava ele, o guitarrista Jorge Fontes. Seria, certamente, mais fácil perguntar com quem é que ele não tocou. Haverá alguém com quem ele não tenha tocado no fado? Mas Jorge Fontes não tocou só com outros nem só em discos de fado. Ele editou vários discos em seu nome e colaborou em obras de outros artistas não associados ao fado como Quim Barreiros, Pedro Osório ou António Variações ("Dar e Receber").

sexta-feira, Janeiro 22, 2010

Warpaint com Disco Completo em 2010

Apesar de já existirem há seis anos, penso que as Warpaint, de Los Angeles, poderão ser uma das grandes revelações norte-americanas do ano de 2010, depois de no último festival College Music Journal, em Nova Iorque, terem sido contratadas pela Rough Trade.

Elas são um quarteto e a sua primeira edição foi de autor, em 2008, e novamente no início de 2009 com uma edição mais cuidada, apesar da gravação do disco ser de 2007. No final de 2009, já numa pequena editora, a Manimal Vynil, viram esse seu EP, "Exquisite Corpse", produzido por Jake Bercovici e misturado por Adam Samuels e John Frusciante (ex-Red Hot Chili Peppers) que tinha colaborado na sua gravação - ele namorou durante três anos, até 2007, com a vocalista da banda, Emily Kokal -, viram o seu EP novamente editado mas desta vez por uma editora.

O núcleo dos Warpaint são Emily Kokal (voz, guitarras), Theresa Wayman (voz, guitarras), e Jenny Lee Lindberg (baixo, voz), a/o baterista tem sido um posto em constante mudança, tendo já passado pelo mesmo diversas pessoas tendo sido uma delas a actriz Shannyn Sossamon (irmã de Jenny Lee Lindberg), estando nessa função, neste momento, Stella Mozgawa.

A experiência dos membros da banda já é longa, apesar de só agora poderem ter o sol por conta da sua banda. Emily Kokal esteve noutra banda, Little Two´s, que funcionou paralelamente às Warpaint, onde já revelava o seu talento. Para além disso, colaborou com a voz em discos de outros artistas como, por exemplo, os Red Hot Chili Peppers. Theresa Wayman foi membro de uma banda de Vincent Gallo, onde tocou um pouco de tudo e cantou. Jenny Lindberg também é baixista de estúdio para outros artistas.

O tema "Billie Holiday", oferecido online pela Pitchfork, e que faz parte do EP, foi inspirado na canção "My Guy" (de Smokey Robinson conhecido na voz de Mary Wells).

2010 será o ano do primeiro LP para as Warpaint.

Estes são vídeos de dois temas do EP "Exquisite Corpse":

Warpaint - "Elephants"


Warpaint - "Stars" (realização Burke Roberts e Adam Harding)

Campos Magnéticos na Próxima Semana

Do novo disco dos Magnetic Fields, "Realism", que sairá no dia 26, oaqui está o vídeo para o tema "We Are Having A Hootenanny":

quinta-feira, Janeiro 21, 2010

Cigarro Sem Fim - Adam Green

Agora que "Minor Love" está disponível, mais um vídeo de um dos temas, "Cigarette Burns Forever" do novo disco de Adam Green. Segue-se também o anterior vídeo, "Buddy Bradley", tema também do novo disco.










Adam Green - "Cigarette Burns Forever"


Adam Green - "Buddy Bradley"

Fadas do Lar au Revoir Simone

As três fadas do lar que nada sabem fazer na lida da casa para lá de nos encantarem com as suas vozes, o que já é muito bom, têm um novo vídeo para o seu recente single, "Another Likely Story", ainda do disco "Stll Night, Still Night".

Escondam o tema - Hidden Cameras

Um péssimo vídeo e tema do novo de "Origin: Orphan", dos Hidden Cameras.

Hidden Cameras - Underage

quarta-feira, Janeiro 20, 2010

Press The Eject (novo vídeo XX)

O tema "VCR", dos XX, tem direito a vídeo realizado por Marcus Söderlund. (vídeo via P4K).












Infinites Bomb The Bass

"Infinites" é o tema que abre a porta para o novo disco, "Back to Light", dos Bomb the Bass.
(O Planeta Pop tem mais informações sobre o disco)

terça-feira, Janeiro 19, 2010

Novo Vídeo de The Weatherman

The Weatherman tem um novo vídeo para "Follow You Everywhere".

Techno Coconut

Não. Podem dormir descansados porque não há um tipo de techno denominado coconut e muito menos produzido com o fruto.

Os Coconut são um quarteto (tomo, colter, keiko e justin) de São Francisco e mais nada sei sobre eles.

Coconut - "Techno"

Kate McGarrigle (1946-2010)



Faleceu, vítima de cancro, a cantora e compositora folk canadiana Kate McGarrigle, ex-mulher de Loudon Wainwright, mãe de Rufus e Martha Wainwright e irmã de Anna McGarrigle, dois anos mais velha que Kate, com quem tinha um muito bem sucedido duo de folk que editou dez álbuns.

Em 1975, foi editado o seu disco de estreia, " Kate & Anna McGarrigle (Carthage)", e as irmãs viram-no ser aclamado pela crítica, tendo tido um grande destaque e sucesso no sempre difícil mercado da Grã-Bretanha. Na década de noventa, venceram, por duas vezes, os Juno (prémio canadiano equivalente aos Grammy) para melhores álbuns.

Kate McGarrigle editou o último disco com a sua irmã em 2005, tendo nos últimos anos dedicado-se à luta contra a sua doença e à sua fundação conra o cancro, The Kate McGarrigle Fund, com sede no Quebec, num dos hospitais onde era tratada. Kate McGarrigle também participou em diversos espectáculos dos seus filhos, Martha e Rufus Wainwright e com outros artistas como a sua irmã Anna.

Kate & Anna McGarrigle - "Hard times come again no more" (com Rufus, Emmylou Harris, Mary Black, Karen Matheson e Rod Paterson) [tema de Stephen Foster]





Rufus com a irmã (Martha), a tia e a mãe (Kate & Anna McGarrigle) nos Hamptons em 2008


segunda-feira, Janeiro 18, 2010

Active Child de Los Angeles para o Mundo


Active Child é uma banda de um homem só, Pat Grossi, residente em Los Angeles. e pouco mais sabe-se sobre ele. Quanto à sua música há muito a dizer pela qualidade e criatividade com base na simplicidade. Curiosamente, o seu último lançamento, já o sétimo, é uma cassete denominada de "Sun Rooms" com uma edição llimitada a cem cópias.












Active Child - "She Was A Vision"



Active Child - I'm in Your Church at Night


Active Child - "Voice of An Old Friend"

sexta-feira, Janeiro 15, 2010

The Very Best: vídeo de "Warm Heart of Africa"

O projecto The Very Best, de Esau Mwamwaya e Radioclit, no tema que tem como convidado um vampiro de fim-de-semana, Ezra Koenig, tem agora um vídeo.

The Very Best - "Warm Heart of Africa"

Eles Sabem o Que São

O trio de Southampton, Band of Skulls, volta a atacar com um novo single "I Know What I Am".

Luz da Manhã (com chuva?)

Os Girls têm um novo vídeo para ver/ouvir logo pela manhã e bem alto porque o tema é bastane calmo (estou a tomar Xanax). A posologia diz que, de preferência, o visionamento deve ser feito com a luz da manhã.

O vídeo foi realizado por Aaron Brown.

Girls - "Morning Light"

Music Alliance Pact:: Janeiro 2010

Novo ano e vida nova para a Music Alliance Pact, com mais um mês com 34 apostas de trinta e quatro países.

Janeiro leva-nos novamente ao Porto com o projecto de Sérgio Costa (voz e guitarras) com André Couto (baixo), Edgar Moreira (samplers) e Filipe Pereira (bateria). Todos os fãs das bandas que os Malcontent citam como referências (Jesus & Mary Chain, Black Rebel Motorcycle Club,...), indentificarão-se com o seu som. O seu disco de estreia chama-se "Love the Gun"

ARGENTINA: Zonaindie
Catalina Vin - Caleidoscope
Catalina Vin is an Argentine-American singer and songwriter who started learning music at the age of seven. Genuine is her first album, in which her roots are reflected through eight indie-pop songs sung in both English and Spanish, with soft string and piano arrangements. Caleidoscope is one of our favourite tracks.

AUSTRALIA: Who The Bloody Hell Are They?
Seekae - Void
Ever since FBi Radio started broadcasting regularly some five years ago, Sydney's independent music scene has flourished from the much-needed lifeblood and community support that the station provides. A lot of young musicians now have an alternative to Triple J to supplement their listening habits and this has encouraged the more experimental writers to pursue their own distinct sounds, knowing they will be played and heard. Seekae is the clear breakout band out of Sydney's resurging experimental electronic music. With their abstract vocals and dreamy atmosphere they have earned their place as leaders of the city's 2010 sound.

BRAZIL: Meio Desligado
Curumin - Vem Menina
Curumin is one of the biggest names of the contemporary independent music scene in Brazil. A drummer and singer, besides his solo work, he plays with artists such as Otto, Céu and Guizado. Vem Menina is a samba from his debut album, Achados e Perdidos, released in 2003. His latest album, Japan Pop Show, was released last year and shows his talent to compose funk, samba, rock and electronic songs.

CANADA: I(Heart)Music
Leif Vollebekk - Quebec
Some people hear Patrick Watson in Leif Vollebekk's vocals. Others have compared his music to that of Owen Pallett/Final Fantasy. I'm not sure about the comparisons, but I know this: Vollebekk is an incredibly gifted performer and artist, and when his debut album, Inland, gets re-released in a few weeks on hot new Toronto label Nevado Records, all of Canada is going to find out just how talented he is.

CHILE: Super 45
De Janeiros - Montreal
Milton Mahan and Pablo Munoz are De Janeiros, one of the most interesting projects in the Chilean experimental scene. In the trend of bands such as Health or Fuck Buttons - that kind of plastic and colorful noise - their sound goes beyond by adding a more playful and "tropical" feeling to it. Chilean net-label Michita Rex have made their sophomore album Plateado available to downloaded for free here.

CHINA: Wooozy
PK14 - Cuo Guo Le
PK14 is the best post-punk band in China. Formed in 1997, they have released five albums. Currently, they are preparing a new album to be release this year and they will attend SXSW in March.

DENMARK: All Scandinavian
Cours Lapin - Cache Cache
Cours Lapin is what happens when four movie score composers (Louise Alenius, Asger Baden, Peder and Jonas Struck) get together to do pop. Their name is French (translated as "bunny run"), their lyrics are in French (of course) and the French chanson is at the root of their mellow, melancholic pop that makes me think of black and white movies (and yes, they're French).

ENGLAND: The Daily Growl
Thomas Western - Your Front Door
Last month I picked an Italian musician based in England for MAP - this time it's the turn of an Englishman currently living in Scotland. Thomas Western's bluesy/folky approach to songwriting is reminiscent of Elliott Smith or Bob Dylan, while his exquisite vocal range is pitched halfway between Tim and Jeff Buckley. Western moved from Derbyshire to Edinburgh last year to complete his university studies and Your Front Door is his masterpiece.

ESTONIA: Popop
UNCANDY - Lovecool
UNCANDY (and yes, it's important to write it in capital letters) is multi-talented Maria Juur from Tallinn. Her home recordings have already created quite a buzz in the Estonian indie scene and rumour has it we won't have to wait long for a debut album. She also records under the name Maria Minerva. Lovecool is featured on new Estonian indie compilation album, Kohalik Ja Kohatu 3.

FINLAND: Glue
Vishnudata - Silver Falls feat. Suho Superstar (radio edit)
Established in 2003, Vishnudata is a project by electronic dance music guru Ville Lankinen which explores the artist's techno and house influences. Silver Falls is the closing track of his self-titled sophomore album and progressively it introduces the listener into a shiny ethereal atmosphere and psychedelic soundscape. This radio edit version, which features Suho Superstar on vocals, is included in a recently released EP along with three more remixes.

FRANCE: ZikNation
Ibrahim Maalouf - Souma Hia
Born in Lebanon, Ibrahim Maalouf grew up in Paris and began studying the trumped at the age of seven. Ten years later he met Maurice André, who advised him to give up his mathematics studies to dedicate himself to music. Maalouf also had the opportunity to record a song with French singer Matthieu Chedid and this collaboration can be found in the very good Diachronism album. The track Souma Hia carries a great deal of energy.

GERMANY: Blogpartei
Get Well Soon - 5 Steps / 7 Swords
Get Well Soon is the solo project of Konstantin Gropper, a classically trained singer, songwriter and multi-instrumentalist from Berlin. His soulful and sophisticated songs take the same path as the likes of Sufjan Stevens or Zach Condon. 5 Steps / 7 Swords is the first single release from second album Vexations.

GREECE: Mouxlaloulouda
Exposed By Observers - In My Skin
Exposed By Observers aim to rape the listeners' ears, yet are less faithfully wed to punk and more interested in dance-derived rhythms, deploying more tightly coiled riffs and distinctive beats than most screamo bands. Secondhand Youth EP, which was given away for free on their website, sounds like everything they'd ever heard, spewed out and rewired for a different type of moshpit etiquette, a brand new teenage riot. They frantically blend cheap samples, beatbox rhythms, clicks, bleeps, fringes, beeps and guitars with manic electro buzz and raw, squawking vocals. Unsurprisingly, there's also a noticeable undercurrent of emo here too, but actually feels charged and compelling in the momentary tantrums of In My Skin. Listen loud!

ICELAND: I Love Icelandic Music
Bloodgroup - My Arms
Bloodgroup was formed in 2006 by Halez, Lilja, Raggi and Janus during some boring winter days on the east coast of Iceland and they make catchy electronic dance-pop. Debut album Sticky Situation was released on the band's own label, Sild Ehf, and got excellent reviews. Its follow-up, Dry Land, was released on the Record Records label last month. My Arms is their latest single.

INDIA: Indiecision
Seven Degrees - Shadows In The Dark
Seven Degrees is a boy-girl punk duo from New Delhi. This irreverent twosome produce angular, infectious punk that's largely bare-boned yet crashy enough to cause a decent racket. Shadows In The Dark is part of a free compilation album called Stupid Stupid Stupid available on Indiecision. The song is a spiralling, old-school punk tribute that leaves you with the distinct feeling of wanting to get up and not be lazy anymore.

INDONESIA: Deathrockstar
Seringai - Mengadili Persepsi (Bermain Tuhan)
Seringai are one of the finest Indonesian metal bands, often described as a blend of Motorhead and Black Sabbath. Their brilliant lyrics are a social critique of religious extremism, policies, domestic violence and sometimes just about stupid people.

IRELAND: Nialler9
I Am The Cosmos - Remembering You
Remembering You is a beautiful slice of broody 80s-inspired electronica buttressed on creaking synth stabs and high-pitched melodies. Its creator, Ross Turner, is known for his work behind the drum kit with various Irish bands but stepping out on his own here as I Am The Cosmos, he shows us what he can do in sole producer mode.

ITALY: Polaroid
Port-Royal - The Photoshopped Prince
There was a blizzard here last week and I found myself listening again to this third album by Port-Royal. It was the perfect soundtrack. Shoegaze, IDM, electro and ambient influences blend together to build an epic soundscape. The Genoa-based quartet used to be on the renowned Resonant label and have worked with Ulrich Schnauss and made remixes for Ladytron and Felix Da Housecat. Now they're back with a throbbing, intense, unpredictable, brimful of life new record.

JAPAN: JPOP Lover
Green Blossoms - Hana Akari
Green Blossoms are folky duo Aiko Koga and Anthony Guerra. Aiko sings and plays ukulele, Anthony plays the other instruments. They released their second album, Whiskey Leaves, on US-based Digitalis Recordings last summer. Hana Akari is beautiful, softly-intoned songwriting and its ghostly incantations will stick in the back of your mind.

MEXICO: Red Bull PanameriKa
The Hong Kong Blood Opera - Cansei De Ser Gangsta
The Mexican alternative scene recently witnessed the rise of a synthetic yet raw punk generation raiding the underground. A frenetic quintet from desertic Hermosillo stood out - The Hong Kong Blood Opera. A bloody opera? More like straight hardcore screaming evil and rough beats. The HKBO got sweaty teenagers shaking their guts and also blew the critics away when they won a nationwide competition sponsored by a monopolic corporation a few years ago. Instead of vanishing like every band from those schemes usually does, they reappeared with a remarkable album titled Not For The Faint Of Heart. The record breaks the rock-band-contest cliché and at the same time mocks the whole mediatic circus and abusive music industry models with killer singles like Cansei De Ser Gangsta.

NETHERLANDS: Amsterdam Event Guide
The Wooden Constructions - No No (Hip Hop)
Happy New Year from the Netherlands crew. We'll kickstart 2010 with one of the most talked-about Amsterdam acts, The Wooden Constructions. Their tribal disco with punk-infused lyrics (which harness the confidence of Mark E. Smith) sit alongside their own blend of twangy guitars and driving rhythms. Their unique musical stylings and great live shows have got the city rather excited about what 2010 might offer for this band and the Amsterdam scene itself. Watch this space.

NEW ZEALAND: Counting The Beat
The Mint Chicks - Crush
For three decades, Chris Knox has made some of New Zealand's most exciting music - from the punk of The Enemy, Toy Love, virtually inventing the country's indie music scene with four-track recordings of his band Tall Dwarfs and writing one of the nation's most popular songs. Knox suffered a debilitating stroke last year and to aid his recovery many who have been influenced by him have contributed to an album of covers called Stroke. The roll call includes Jay Reatard, Stephen Merrit, Will Oldham, Lou Barlow and more. Crush, from The Tall Dwarfs' 1984 EP Slug Bucket Hairy Breath Monster, is performed by The Mint Chicks, one of New Zealand's most exciting bands.

NORWAY: Eardrums
Sacred Harp - Next Time Too
Sacred Harp are a trio from Oslo who recently released their beautiful self-titled debut EP on the small Norwegian label The Perfect Hoax. Their music is quite difficult to describe because it's so in the middle of everything. It's dark, but there's also a lot of light and colour in there. It's experimental, but it's also full of pop structures and lovely melodies. It's sacral and calm, other times almost brutal. It's music you just have to listen to. The members are from Norway, Finland and Holland, so they really fit the spirit of the Music Alliance Pact.

PERU: SoTB
La Mente - La Problema
In its wonderful fusion of tropical rhythms, reggae and psychedelic electronic models, La Mente has uncovered an inexhaustible source of energy and dynamism which beckons you onto the dancefloor. La Problema is a feast of total madness and one of the strongest songs from La Mente's new album, Para Los Muertos Y Los Vivientes.

PORTUGAL: Posso Ouvir Um Disco?
Malcontent - Aggressive
Malcontent are a quartet from Oporto led by Sérgio Costa. When you listen to them you know their influences (The Jesus And Mary Chain, Black Rebel Motorcycle Club, Sonic Youth, Joy Division, Nine Inch Nails) and they don't deny them. They started playing in 2007 and released several promo singles. Finally, they have their first full LP out, called Love The Gun, which the band self-released.

ROMANIA: Babylon Noise
Aievea - Joy Of Life
Vlaicu Golcea and Electric Brother are two incredibly talented multi-instrument players. They combine conventional music with electronic beats and the creative rhythms of Tavi Scurtu, the drummer who juggles with sound. To an already great recipe, we add Marta Hristea's incredible voice for the perfect nu-jazz experience. After a six-year pause, they've just released their second album, Cinema, which can be fully downloaded here.

SCOTLAND: The Pop Cop
Galleries - Underground Overground
Galleries have only been in existence for a matter of months, yet the quality of the songs on their MySpace page can't help but mark them out as a band whose reach is sure to extend much wider than the blogosphere. The Glasgow group is made up of three students and, interestingly, BBC political reporter Andrew Black on drums. The lush sounds of Underground Overground beautifully hints at their The National and Jimmy Eat World influences and is taken from Galleries' forthcoming debut EP. It's a MAP exclusive download so feel privileged that you're getting to own it first.

SINGAPORE: I'm Waking Up To...
Sherene's Closet - Stereo Loud
Have we got a classic for you this month! Though now defunct, Sherene's Closet is still very much celebrated in the Singaporean music scene. You might say it all started with this demo recorded during the now legendary Green Room Sessions, and I hear it's a bit rarer than the LP version. This should be considered one of the best local songs ever recorded, owing to Gerald Stahlman's stellar vocal delivery and the raw energy of the rest of the band.

SOUTH AFRICA: Musical Mover & Shaker!
Ashtray Electric - Lia
"A quaint mixture consisting of three parts suburb and two parts platteland" make up the phenomenon that is Ashtray Electric. They combine delicate beats, heartfelt lyrics and catchy melodies that lead to a rather fresh, unconventional sound, albeit one that gets your feet tapping. Lia has been compared to Editors and Interpol but Ashtray Electric bring a fresh new sound that has them at the forefront of the indie scene, and rightly so.

SOUTH KOREA: Indieful ROK
Apollo 18 - Warm
Last year Apollo 18 established themselves as one of the very best rock acts of Korea. Starting with a marvellous post-rock-oriented EP, an amazing album followed in which they experimented with hardcore, shoegaze and psychedelic elements. An international version of the first EP has just been released and before the end of the month it'll be followed by instrumental rock pieces of a more playful kind. Re-recorded to magically sound even better than before, Warm is a stunningly beautiful post-rock piece of epic proportions best played as loud as possible.

SPAIN: Oscuro Magazine
2 Minuts d'Odi - Cuidad De Dios
2 Minuts d'Odi ("2 Minutes Of Hate") are part of the "Brave Coast Punk-Rockers" movement which extends throughout the Costa Brava. Cuidad De Dios ("City Of God") is a song against religion which speaks of the Palestinian problem and the bad influences that hatred and violence can have on a kid growing thirst for revenge.

SWEDEN: Swedesplease
Jenny Björkqvist - To Heal Your Wounds
To Heal Your Wounds by Jenny Björkqvist is a song that successfully straddles the worlds of indie and folk - it would be as comfortable hanging out with Nick Drake or Jose Gonzalez as it would be spending time with Dylan or Guthrie. Friend and fellow neo-folkie Tim Schmidt contributes vocals on this track.

UNITED STATES: I Guess I'm Floating
Vikesh Kapoor - Mack The Knife
Vikesh Kapoor is an up-and-coming acoustic artist, currently based near Boston, who writes ballads which draw their strength from storytelling-type lyricism. After making appearances in Billboard and The Boston Globe, Kapoor is releasing his Newspress Scare 7" featuring this great rendition of the Kurt Weill-composed Mack The Knife.

Na primeira "instalação" de 2010 da Music Alliance Pact, voltamos ao Porto para conhecermos os Malcontent, um quarteto liderado pelo Sérgio Costa (voz, guitarras) com André Couto (baixo), Edgar Moreira (samplers), Filipe Pereira (bateria) e que não escondem as suas influências mas o seu som vai para além delas.

VENEZUELA: Barquisimento
El Pacto - Hyperdance En La Curva De San Pablo
El Pacto are music legends in the city of Barquisimeto. Since 1992, they have been devoted to merging rock, pop, jazz, ska and folk music in a sound so original and vanguardist, they have even influenced famous national bands like Amigos Invisibles. Their shows ususally include circus-like performances with actors and acrobats. Hyperdance En La Curva De San Pablo is taken from the album of the same name.

Para descarregar os 34 temas num ficheiro, carregue aqui

quinta-feira, Janeiro 14, 2010

Novo Vídeo dos Air

Os Air, que dentro de dias tocarão no nosso país, têm um novo vídeo para o tema "So Light Is Her Footfall".

I Walked Away

Do quarteto belga, Team William, o vídeo para o single "You Look Familliar", do seu disco de estreia, "Team William".

Jay Reatard (1980-2010)

Faleceu, aos 29 anos, Jay Reatard (na realidade, Jay Lindsey), uma das jovens promsessas do rock alternativo de Memphis e que teve lugar cativo nas rádios universitáris norte-americanas, desde o início da sua carreira, há 11 anos. O seu último disco, de 2009,"Watch Me Fall" apareceu em muitas listas norte-americanas, como um dos melhores discos de rock do ano e parecia que, finalmente, Reatard iria a chegar a mais ouvidos do que o círculo restrito das "college radios". Tinha tido o privilégio de gravar uma versão de "Gamma Ray" a pedido de Beck, que podem encontrar (se encontrarem) num single em vinil, de edição limitada de Beck.




"It Ain't Gonna Save Me" de "Watch Me Fall"


Jay Reatard - Gamma Ray (versão)

Teddy Pendergrass (1950-2010)

Faleceu Tedy Pendergrass, uma das mais importantes vozes de Philly (Filadélfia) e da soul norte-americanda.

Ainda adolescente, Pendergrass iniciou-se como baterista mas com a união da sua banda, The Cadillacs, com os estabelecidos Harold Melvin & the Blue Notes, Pendergrass passou a ser a voz mais importante da formação. A sua importância dentro da formação deu-lhe energia para iniciar o seu próprio projecto e, mais tarde, seguir apenas a solo. Tanto com Harold Melvin e os Blue Notes como a solo, os seus êxitos são muitos, de "I Miss You", "Íf You Don´t Know Me by Now", ou a solo "Close The Door", "Turn Off the Lights", "Love TKO", entre muitos outros. Apesar de uma acidente de viação que o deixou deficiente 3em 1982, Pendergrass não desistiu de editar e fez-o nos anos noventa até 1997 com "Uou and I".

Sítio Oficial: Teddy Pendergrass

Harold Melvin and the Blue Notes - "If You DOn´t Know Me By Now" (programa de tv "Soul Train" em 1972)



Teddy Pendergrass - "When Somebody Loves You Back" (ao vivo em 1979)


Teddy Pendergrass - "Love TKO" (no programa de tv "Soul Train" em 1980)


Teddy Pendergrass no Apollo, em Nova Iorque, em 1993

Parabéns Lobo!!!!

António Sérgio faria hoje 60 anos.

quarta-feira, Janeiro 13, 2010

Há Espaço Para Tudo o Que Eu Vejo

Maya revelou um novo tema através de um vídeo no Twitter. Espera-se novo disco de M.I.A., que já colaborou com os nossos Buraka Som Sistema, ainda no primeiro semestre deste ano.

M.I.A. - "THERES SPACE FOR OL DAT I SEE"


terça-feira, Janeiro 12, 2010

Hollywood Marina

O novo single de Marina and the Diamonds, "Hollywood", sairá a 1 de Fevereiro. Este é um vídeo para uma versão acústica.


MARINA AND THE DIAMONDS - "HOLLYWOOD"

War Kills Me - Sade Regressa

Este é o novo tema e vídeo de Sade, "Soldier of Love", de um disco com o mesmo nome que será lançado a 9 de Fevereiro. Nos EUA, está a servir como banda sonora de um clip promocional da sexta série de Lost, a qual estreará a 2 de Fevereiro.



Wild Palms sem Laura

Os Wild Palms são um quarteto do norte de Londres composto por Lou Hill (vozes), Darrell Hawkins (guitarra e o artista da banda que cria todo o merchadising e arte), Gareth Jones (baixo) e James Parish (bateria). Vieram todos de outro projectos mas tocam juntos há um ano. Agora lançam o seu primeiro single, "Over Time".

Wils Palms - "Over Time"


segunda-feira, Janeiro 11, 2010

Novo Spoon Já se Ouve


O novo disco dos Spoon, "Transference", que será editado a 19 de Janeiro nos EUA, já pode ser ouvido por inteiro graças à NPR (National Public Radio). Para ouvi-lo, carreguem aqui.

COCO Channel

Na verdade, eles denominam-se Curry & Coco e são tantos como o nomes da banda: dois.
Sylvain dá conta de guitarra, teclados e voz e, Thomas, dá também a sua voz enquanto os pés e as mãos manobram a bateria ou percurssões.

Eles dão concertos desde 2006 e começaram a sua "brincadeira" na faculdade, em França, o seu país de origem, onde davam graças à sua criatividade na sua rádio universitária.

"Who´s Next?" é o single de apresentação, (disponível gratuitamente no MySpace da banda) antes de um novo EP, "Sex Is Fashion", programado para ser editado a 18 de Janeiro, e "We Are Beauty", um disco completo, que será lançado em Abril de 2010, e que tem a produção de David Kosten (além de músico foi o co-produtor de discos de Bat For Lashes e Joseph Arthur e produtor dos Chew Lips).

Download gratuito cedido pela banda:

Curry & Coco - "Who´s Next?"

Curry & Coco - "Who´s Next?"


MySpace: Curry & Coco

sábado, Janeiro 09, 2010

Arthur Clokey (1901-2010)

Faleceu Arthur Clokey(1901-2010), um pioneiro, em 1955, na utilização da técnica de animação "stop-motion" com o seu filme "Gumbasia" (paródia a "Fantasia" da Disney) e, posteriormente, criador de Gumby. Art Clokey tinha 88 anos.



"Gumbasia"

Parabéns Elvis 75 anos (e um dia)

Pet Shop Boys, em 1987, em vídeo de tributo a Elvis Presley

sexta-feira, Janeiro 08, 2010

Vampire Weekend Ao Vivo na AOL

Os Vampire Weekend passaram pela AOL e fizeram uma sessão onde tocaram "Run" e "Holiday" para além de alguns temas clássicos.

Faca Óperatica

"Tomorrow, in a Year", da companhia dinamarquesa Hotel Pro Forma, é uma ópera que pretende dar a visão do mundo através dos olhos de Charles Darwin. Os Knife foram convidados para criarem a sonoridade, que eles designam como "electro-ópera", para a obra.

Besnard Lakes Regressam

Depois do seu último lançamento, "The Besnard Lakes Are The Dark Horse", que foi aqui disco do ano de 2007, o casal canadiano de Montreal, Jace Lasek e Olga Goreas, conhecidos como The Besnard Lakes, fez a banda sonora para o filme de Mark Ruffalo, "Sympathy for Delicious" e regressa agora com um single, que só será editado a 9 de Fevereiro, em versão 12," mas que já está disponível, gratuitamente, graças à banda (ver abaixo). Este maravilhoso novo tema, "Albatross", é o aperitivo para o novo disco, "The Besnard Lakes Are The Roaring Night" (capa na figura), que será colocado à venda a 9 de Março.


Download gratuito do novo tema:

The Besnard Lakes - "Albatross" (editado em Fevereiro como 12" e incluído no disco novo)

quinta-feira, Janeiro 07, 2010

Dos (meus) melhores de 2009 : Lily Allen

O disco "It´s Not Me, It´s You", de Lily Allen, todo esculpido, do príncipio ao fim, com Greg Kurstin ao seu lado, que conhecem dos Bird and the Bee, foi um dos (meus) melhores de 2009. O tema "Fuck You", contra a homofobia, teve um vídeo oficial que, em nada, deixava adivinhar qual era a sua temática, principalmente para aqueles que o inglês não é a língua mãe. No entanto, houve um desafio na comunidade gay para a criação de um vídeo com esta música e este (abaixo), feito em França, é um deles.

Novo Vídeo dos Acid Washed

O tema, "Snake", dos Acid Washed, já era conhecido do ep que foi lançado em Novembro mas agora temos um vídeo para ele. A realização e concepção do vídeo foram de Anthony Burrill com Jack Featherstone e Paul Plowman.

Contagem (De)crescente

Ainda do disco de 2008, "Gold on Gold", o trio australiano Clubfeet tem um novo vídeo, realizado por Alex Goddard, para o tema "Count Your Lovers".

ISLANDS - No You Don´t (agora no YouTube)

O vídeo dos Islands para "No You Don´t", que viram aqui na terça-feira, já está disponível no Youtube. Michal Cera é Michael Cera.

quarta-feira, Janeiro 06, 2010

Contra Letterman

Os Vampire Weekend passaram ontem pelo Letterman e levaram o "Contra" e tocaram "Cousins".

Fogo de Artifício e Bolo Para todas

As Acid Girls(Gregory Bowler e Jamie McNiel) estão de regresso com um novo vídeo para "Lightworks", realizado por Stevn Lllous. Comece a batalha.

BBC Indica Apostas para 2010

A BBC elegeu 15 bandas/artistas a ter em conta em 2010. Por aqui, não esperámos por nenhuma lista, capa de revista ou gostos alheios para fazermos deles apostas. Por essa razão, os regulares frequentadores deste quiosque, já ouviram, aqui, em 2009, Marina and the Diamonds, Two Door Cinema Club e os The Drums.

As apostas para 2010 da BBC:

Two Door Cinema Club

-----------------------------------
Ligação para a notícia: BBC News
-----------------------------------

Grizzly Bear Também Tu

Para os leitores mais novos, que ficaram ofendidos e que acharam-me um vendido ao sistema, por na minha lista dos melhores de 2009 estar também o disco dos Grizzly Bear, como estão em mais 342,412 listas em todo o mundo, gostaria de vos recordar que os Grizzly Bear são repetentes nas minhas listas de melhores do ano. Eles já estiveram na lista de DOIS MIL E SEIS (2006). E agora, já gostam mais de mim? Lindos meninos!

Grizzly Bear - "On A Neck, On A Spit" (2006)

terça-feira, Janeiro 05, 2010

No You Don´t

O novo vídeo dos Islands que está em todo o lado (na Pitchfork, Stereogum e nos milhões de blogs que se "inspiram" diariamente neles) também inspirou este blog.

Gosto dos Islands. Gosto deste tema, "No You Don´t", e gosto do Michael Cera a fazer de Michael Cera.


(via PeachPork)

Single de Estreia dos Broken Bells

"The High Road" é o primeiro single do disco estreia dos Broken Bells, o projecto de Dangermouse com James Mercer (dos Shins).

Contra Já Se Pode Ouvir



"Contra", o novo disco dos Vampire Weekend, que só será editado nos EUA na próxima semana, já se pode ouvir no MySpace da banda.

Dury em Filme

Estreia esta semana, na Grã-Bretanha, o "biopic" de Ian Dury, "Sex & Drugs & Rock & Roll" ( nome retirado de um tema com o mesmo nome de Dury). O influente músico do punk/new wave dos anos setenta e oitenta será interpretado pelo neo-zelandês Andi Serkis (Gollum no "Senhor dos Anéis") e a realização é de Mat Whitecross.

"Hit Me With Your Rhythm Stick", de 1979, deve ter sido o seu maior sucesso, atingindo o primeiro lugar na Grã-Bretahna ou um dos dez primeiros lugares em diversos países. Os seus êxitos fizeram de Ian Dury uma das mais importantes figuras do catálogo da Stiff Records, onde figurava um tal jovem de nome Elvis Costello, para além do veterano Nick Lowe, os Madness, os Damned, entre tantos outros.

Ian Dury faleceu em 2000, aos 57 anos, devido a um cancro no pâncreas.


Ian Dury



Ian Dury & The Blockheads - "Hit Me With Your Rhythm Stick" (do dvd "Punk in England")




E para quem não acha que havia um actor atrás de Gollum, aqui está:

segunda-feira, Janeiro 04, 2010

Varinhas Mágicas


O ep de Junho de 2009, "Magic, Love & Dreams", com cinco temas, que podem ouvir no MySpace, sucedeu-se a dois singles, dos Magic Wands, o que é o mesmo que dizer os pombinhos norte-americanos Chris e Dexy Valentine, habitantes da capital mundial do country. Desde lá, para além de dois singles e do seu amor à distância que agora vive no mesmo local, já tiveram o privilégio de terem um tema misturado pelos XX e pelos Crystal Fighters e fazem alguns esperarem, com ansiedade, o seu disco de estreia, em 2010.

"Kiss Me Dead" é o tema do EP com o vídeo mais recente. Ficam também as recordações para os meus vídeos favoritos da banda, "Warrior" e "Black Magic".

Magic Wands - "Kiss Me Dead"


Magic Wands - "Warrior"

Magic Wands - "Black Magic"

Dos (meus) Melhores de 2009:; Cymbals Eat Guitars

Andei á espera que eles fizessem um vídeo para este tema mas nada. Fica a foto com o som de "Wind Phoenix", do disco "Why There Are Mountains" dos Cymbals Eat Guitars.

Cymbals Eat Guitars - "Wind Phoenix"

Lhasa de Sela (1972-2010)



A0s 37 anos, faleceu, a 1 de Janeiro, Lhasa de Sela, vítima de cancro da mama.