domingo, abril 30, 2006

Recordar É Viver







Já vos falei aqui dos Giant Drag (a fazerem, nos EUA, primeiras partes dos Pretty Girls Make Graves). Mas nunca é demais relembrar. Podem também ouvi-los no MySpace.







Foto: Bran Tonick (www.dmonick.com)

Skatubal



Em setúbal faz-se ska/pop/rock sem sotaque. "Take me Home" e "Demented Song" fariam maravilhas nas college radios norte-americanas.
O mais difícil é mesmo o nome do quinteto: Banshee And Something Else We Can´t Remember.


Vídeo de "Take Me Home".

sexta-feira, abril 28, 2006

Glassocandy



Podia ser a frase dos Glasscandy: "Não trinque que parte". Mais um agrupamento americano com um som invulgar porque se fosse comum não era feito de vidro. No sítio do costume.

quinta-feira, abril 27, 2006

Precisavas de Um Namorado, aos 19?



Um pouco paternalista mas não deixam de ter razão as Long Blondes:

"Nineteen
you're only 19 for God's sake! Oh
You don't need a boyfriend!"

O tema chama-se "Once and Never Again" e podem ouvi-lo no MySpace.



Mia na KCRW





Mia Doi Todd passou pela KCRW. "My Room Is White" continua a ser um tema só para Mia.

David & os Cidadãos



David Fridlund e os seus amigos Citizens têm um novo tema , do seu novo EP, disponível para audição no MySpace o tema homónimo: "Are You In My Blood".

Voxtrot Ao Vivo

A banda avisa que podemos vê-los ao vivo aqui. Há cinco temas para ver. Basta seleccionarem "View" e carregarem para verem o respectivo tema.

Outras Postas sobre esta banda por aqui:

Posta 1

Posta 2


Posta 3 (que é uma requentada da 1 e da 2)

Fim de Protocolo




Os americanos Protokoll avisam que podem fazer o download do seu tema "Sunken", a partir do MySpace (cliquem em "download"), só até este sábado. O site deles também merece uma visita.





Foto: Brit Harlan

Ouvir Política Todos os Dias Cansa

Ligar a rádio e ouvir os pinóquios, de esquerda, de centro, e de direita, a fazerem demagogia, cansa. Muito. Já cantava, em 1982, a Lena D´Água:"Demagogia feito à maneira É como um queijo numa ratoeira."


Título da posta inspirada neste livro.

quarta-feira, abril 26, 2006

Grão A Grão...chegam os Battle à Multidão

Os Battle, uma das minhas bandas pop favoritas do momento vindas da Grã-Bretanha, terão um novo single nas "bancas", "Children", e "Tendency" (que podem ouvir no MySpace e ver o vídeo aqui) chegou ao top 40 lá da terra deles. É claro, que têm tido o apoio e o entusiasmo da pessoas na BBC como Steve Lamacq.

Go, Genna!



Genna Giacobassi é a cabeça e a alma dos Fiction Like Candy, de São Francisco. No MySpace há diversos temas que vos darão a certeza que vão, no futuro, ouvir falar na banda e em Genna. Só a versão de "Details of the War", dos Clap Your Hands Say Yeah, já justificaria uma visita ao MySpace.

Jesus o Mal Compreendido



Afinal, Jesus sempre foi mal entendido. A provar isso temos agora o Evangelho de Judas (que ningém sabe quem escreveu). No entanto, o Jesus mal compreendido que vos quero falar é português e tem, quase de certeza, lá por casa, discos dos Low, Mazzy Star, Galaxie 500, America Music Club, etc. Ele (que é mais que um) toca, hoje, no Cenoura no Rio, no Parque das Nações, na Rua da Pimenta 89-91 e, amanhã, no Lounge. Outras datas estão no MySpace.

segunda-feira, abril 24, 2006

A Capa



Aqui está a capa de "Let Me Introduce My Friends", o long play ;-), dos I´m From Barcelona, que, infelizmente, tem um fabuloso sistema de protecção de cópias que implica que não possamos ouvir o cd em todo o lado, inclusivamente em muitos auto-rádios. Preparem-se para trocar de carro, para poderem ouvir todos os cds.

O alinhamento é este:

1. “Oversleeping”
2. “Collection Of Stamps”
3. “We´re From Barcelona”
4. “Treehouse”
5. “Jenny"
6. “Ola Kala”
7. “Chicken Pox”
8. “Rec & Play”
9. ”This Boy”
10. ” Barcelona Loves You”
11. ” The Saddest Lullaby

Jack Daniels Sem Passe Para Bastidores

O Jack Daniels parece que não pode entrar mais no backstage dos Hard-Fi. Pobre rapaz. Não bastava já aquele ar amarelo que ele tem? (Via Contact Music)

sexta-feira, abril 21, 2006

Werewolves From Quebec



Os We Are Wolves, banda que certamente brilhará nos ouvidos de fãs dos Young Gods ou dos nossos X-Wife, são mais uns canadianos mas que falam francês (e inglês). De "Non-Stop Je plie en deux", ainda de 2005, para os que não conhecem a banda, fica "Little Birds" (ou o vídeo que vale a pena verem) e "La Nature". Estão no MySpace aqui.

Não Sejam Teimosos

Não sejam teimosos. Tomem atenção a eles: Cloud Cult.


Cloud Cult. (Posta 1)

Cloud Cult. (Posta 2)


É Oficial

Agora já parece que podemos dizer que é oficial. Apareceu no site dos Smashing Pumpkins a mensagem relatando que eles estão de novo juntos e começarão a gravar no Verão. Não acreditam? Vejam.

Ground Control

Porque é que o Major (Rock) Tom, Tom Petty, nunca veio tocar a Portugal?

quinta-feira, abril 20, 2006

"We´re From Barcelona" Já Tem Vídeo

Os I´m From Barcelona que vos falei aqui, aqui, aqui, aqui...já têm vídeo para "We´re From Barcelona". Estou certo que em breve poderemos dançar este tema nas filas dos supermercados...
Quem disse que só a dupla criativa dos ABBA escrevia grandes temas pop na Suécia?


Novo sítio para o grupo na EMI Sueca.

Fale Com Eles





As touradas, que tantas saudades tinhamos, estão de volta e a nossa querida DOIS, na sua cega missão de serviço público, vai continuar a apresentar-nos, em horário que todas as crianças portuguesas possam ver e aprender, aquele fascinante programa denominado "Arte & Emoção", sobre uma tradição que tanto nos orgulhamos e nos distingue como povo civilizado e na ribalta do choque tecnológico. A DOIS até diz, "Fale connosco". Valerá a pena?


Se desejarem que as vossas crianças acompanhem o programa com a Barbie, podem encontrá-la aqui mas "out of stock".


Até nisso a canção dos suecos I´m From Barcelona tem razão. Com notícias destas, dá vontade é de cantar "We´re From Barcelona" (a EMI sueca acordou e já agarrou na banda).

La Fin Du Monde as you know it

Parece que há mais uma banda de Vancouver para decorarem e falarem aos vossos amigos entre um golo de ------------- (completem com o nome da bebida que mais gostarem) . Eles são os Hylozoists e, apesar de não ter ouvido muito deles, posso desde já vos dizer que se não souberem quem eles são, a partir deste momento, vocês são as pessoas menos sexys num raio de 3 quilómetros e serão isolados por quarenta dias.

Confesso-vos que o tema que ouvi no MySpace pareceu-me uma enorme xaropada. Mas nós somos VIP (Very Ips Peoples - não dá jeito Hip porque ficaria VHP e mais pareceria o acrónimo para algum novo vírus gerado por um cruzamento de vírus de suínos e aves de rapina) e dizemos já que esta banda de Vancouver é "bués de fixes".

Os Hylozoists estão no MySpace e no sítio da Boompa.

Code Decode





Se já perguntaram a vós próprios se na ficção do "Código de Da Vinci" há alguma verdade e, agora que o filme está quase a estrear nos EUA, mais uma série de trabalhos da TIME que ajudarão a reflectir mais um pouco sobre a controvérsia gerada pelo livro e, agora, pelo filme. A revista está à venda nas bancas nacionais.

quarta-feira, abril 19, 2006

os Mén

Em DOIS MIL E SEIS, numa rádio de referência, ainda se diz que os Echo & the Bunnymen são os "BANIMÉN".

Eles andem aí.

Tão Frescos Que Ainda Saltam

A carteira está mais leve com estas duas novidades de hoje.

Novo disco dos Fiery Furnaces e de AFX (aka Aphex Twin).



Slot X-Machine

Não sei se esta coisa de ir gastar o prémio do Euromilhões, hoje, nas slots do Sr. Ho, no Parque das Nações, me causou algumas tonturas e anunciei bem (mal) o espectáculo dos X-Wife para ontem quando, afinal, é hoje. Para a próxima prometo puxar a manivela com cuidado. Bom espectáculo. "Ò jovem, arranjas-me uma moedinha para apanhar o autocarro?"

terça-feira, abril 18, 2006

Ela É Atraída Por?




Os Young Knives é que parecem saber pelo o que ela se sente atraida. Ou não? "She´s Attracted To" é o novo single deles e já roda no MySpace.

Posta anterior sobre a banda aqui.

Fato de Urso


O novo single dos Bearsuit (na foto), "Steven F****** Spielberg" já vídeoroda. Podem comprá-lo aqui e ouvi-los no MySpace.

E já agora, da mesma editora, os Victorian English Gentlmens Club (no MySpace) com "Amateur Man" (vídeo). Gosto!

Posta anterior sobre os Bearsuit por aqui.

Ah...

E quando jogar o Benfica também não crio qualquer post porque chego, assino o livro de ponto, e saio logo. Ficam avisados.

The Knife Silenciados

Admira-me como projectos com tanto potencial de vendas, como os Kinfe, levem tanto tempo a serem assinados por uma major. Os Knife acabam de assinar pela Mute.

Fechar Na Semana Santa

Estou a pensar fechar o blog na próxima semana santa, por falta de qu-ó-rum, isto é se vocês não disserem: "malandro", "calão, queres ir é de férias", "pagamos a net é para te ler, seu mandrião", "nós até nem vamos de férias para ler o possoouvirumdisco e tu, meu malandro, vais de férias".

Esta não é uma decisão definitiva mas tentarei tomar uma com todo o sentido ético e de dever que me compete, como "feeder" de um blog lido por 30 milhões de portugueses.

luX-Wife

Hoje, uns rapazes com talento e que não se têm limitado a dormir à sombra do castanheiro, cá na província europeia, vão estar no Lux. Já tocaram na Camonelândia, na Gringolândia e, esta noite, estarão a tocar, na capital da Tugolândia (o nome não é meu - culpem a mascote do futebol). A partir das dez, no Lux.

segunda-feira, abril 17, 2006

Tropecei Neles



Por mero acaso, tropecei nos Clits. Nem todos os dias se tropeça assim e tem-se logo sorte que sejam portugueses e, ainda para mais, que nos façam desejar pelo o que se segue. "Girl Next Door" e "Somebody Else´s Body" são duas boas surpresas. Podem ouvir no MySpace e no sítio da banda, os temas deste duo nacional. Aqui há talento.

Team Booth

O canadiano Aaron Booth já fez "team" com muita gente, mas a sua equipa mais recente e visível foi com Mark Hamilton (aka Woodpigeon), nos Pigeonbooth.

"Closer to the Vine" dos Pigeonbooth.

Aaron Booth na Web.

Aaron Booth no MySpace.

Pigeonbooth no MySpace (tem os mesmos temas dos Pigeonbooth do Myspace de Aaron Booth).

Mais Pra Lá do Que Pra Cá


Estou mais para do que para cá, quanto ao som dos White Rose Movement. Diria mesmo, que são muita (velha) Laca e pouco (novo) Kick.

Quanto ao disco dos Knife, estou mais para cá.

Tribunal & Faísca

Os Court and Spark, que farão as delícias de fãs dos American Music Club, Joe Henry ou do que se chama agora de alternativa-folk-rock, seja lá o que for o que isso é, lançarão o sexto disco, a 23 de Maio (diz a editora) a 2 de Maio (diz a banda), numa edição limitadea em vinil. Quanto ao lançamento em cd não sei quando ocorrerá mas podem encontrar cds anteriores aqui. Se não os conhecem, não se arrependerão de o fazer, parece-me a mim.

Para ouvir:

"Policy of Truth" (versão do tema dos Depeche Mode)

No MySpace

quinta-feira, abril 13, 2006

Se Estiverem Por Nova Iorque Amanhã

Se estiverem por Nova Iorque, amanhã, dia 14, passem pelo Hammersmith Ballroom e vejam os Franz Ferdinand GRÁTIS (oferta do MySpace). Eles omeçam a tocar pelas 3 da tarde. Podem levar as vossas crianças, caso tenham.

O Tigre e o Macaco

Esta é uma posta Benigna. Garanto.

Os Tigers & Monkeys, com uma tal de Shonali Bhowmilk ao leme, são um novo projecto da Grande Maçã. Não quero cansar-vos com esses pequenos detalhes. O resto podem ler na biografia online.

Para ouvir há:
Vampire in a Dirty City

I´ll Ruin Your Thoughts

No MySpace estão aqui


Para ver há:

Fire Escape
(com Fred Armisen do SNL)

Chinolam Awesome

quarta-feira, abril 12, 2006

Penetração Digital

Não há nada melhor do que a "Penetração Digital" pelas câmaras auriculares. "O quê?", perguntam vocês, alto e em bom som, apontando para mim com as vossas unhas pintadas com lápis de côr.

Sim, a editora que dava pelo nome de Noize Records e que agora chama-se Alt Delete, para comemorar este grande evento, editou uma compilação com bandas mais conhecidas (como os Architecture in Helsinki, Cut Copy ou Dandi Wind) e outras que nenhum de nós ouviu falar. (Desculpem-me, aqueles que conhecem tudo).

O alinhamento da "Digital Penetration" é este:

01. These New Puritans - Chamber
02. Miracle - Supersystem
03. London Scene (live) - Twisted Charm
04. On Fire - The Neon Plastix
05. Disco Blood - ShitDisco
06. Going Nowhere - Cut Copy
07. Closer - Revl9n
08. Acceptable in the 80s - Calvin Harris
09. Oh God Stop Hurting Me - Mother and The Addicts
10. To Outsurvive a Vulture - The Hellset Orchestra
11. I Don't Remember - Corey Dargel
12. Air War - Crystal Castles
13. Do The Whirlwind (Hot Chip remix) - Architecture in Helsinki
14. I Don't Even Know - Envelopes
15. Alpha - Letters and Colours
16. Song For The Fields - The Fields
17. Footsteps - Bricolage
18. Tight Fit - New Young Pony Club
19. It's All Too Much - Theoretical Girl
20. 4 Horsemen Of The Apocalypse - Klaxons
21. Balloon Factory - Dandi Wind
22. L.L. Romeo - We Are Wolves
23. The Noise Wont Stop - Shychild

terça-feira, abril 11, 2006

Corações Precisam-se

Há dois rapazes e uma menina de Ohio que procuram corações desesperadamente. Não esperem um "obrigado". Os Heartless Bastards são movidos a todo vapor por um som rock óptimo e uma excelente voz a lembrar o que há de melhor em vocalistas femininas, de PJ HArvey a Patti Smith. Aprovadíssimos com nota máxima.
Ouçam aqui:
"New Resolution", "Onions" ou no MySpace os mesmos temas.


Foto: Bud Lamping

Shock Patrol

Os Snow Patrol, banda que muito estimo (?), receberia, se eu mandasse alguma coisa, o prémio do vídeo mais pateta de 2006. O vídeo de "You´re All I Have" está cheio de lugares comuns e de efeitos especiais que serviriam em pleno os sketches da "Revolta dos Pastéis de Nata", por tão hilariantes que são. No entanto, tendo em conta que eles foram feitos para serem tomados como sérios, pergunto se o mercado alvo dos Snow Patrol baixou para as idades 7-9?

Confusion


Sim, "Confusion" foi aquela 12" polegadas dos New Order que me fez questionar se queria ou não continuar a gostar deles. Mas a Confusão é para aqui chamada para vocêmecês não confundirem os The Battle com os Battles. São duas tropas distintas com bons soldados mas, felzimente, metidos em diferentes guerras e assim possível, para nós, gostarmos de ambos. Dos Battle, online, só há mesmo um tema online para ouvir no MySpace. O site deles é aqui mas não dá música. Se quiserem visitar a sua editora, a Warp Records, ficam avisados que o site desta editora deve ser uma das piores experiências de navegação na web.

segunda-feira, abril 10, 2006

A Vaca Que Não Ri

No CowParade, a minha vaca preferida é a Minhota. "Porquê?", perguntam vocês em coro e com lentes de contacto que vos fazem as pupilas vermelhas.

Porque a Vaca Minhota não canta, não obra, não urina, não é de chocolate e, last but not least, veste de preto e tem tiques de tia (verdadeiramente) rica (repararam como ela veste bem o dourado?). Ela é o produto de um verdadeirdo cruzamento entre Manchester e a Lapa. Ian Curtis ia adorá-la. Apoiem a Minhota!

Scotland Yard em Alta

Os Scotland Yard Gospel Choir andam em alta. Senão vejam só.

Dizem-nos eles que um tema seu, "Ellen´s Telling Me What to Hear" (rebaptizada "That´s What I Need" por razºões de licenciamento), passou a 6 de Abril, na série "OC", na estação de televisão norte-americana Fox. Esta série tem servido de catapulta para o sucesso de muitos projectos independentes nos EUA e, consequentemente, no resto do mundo, como foi o caso dos Deatch Cab For Cutie, Postal Service, Bright Eyes, etc.

Outro tema da banda, também da autoria de Elia, "I Say The Stupidest Things Sometimes", faz parte da banda sonora de "Special", um filme aclamado no Sundance Festival de 2006, de Michael Rapaport.

Tanto "Ellen´s Telling Me What To Hear" como "I Say The Stupidiest Things Sometimes" estão no disco, "I Bet You Say That To All The Boys".
-----------

Posta
anterior.


A Banda:
Na Web
No MySpace

Ao Lado




Merz, um dos artistas incluídos no cd da revista Clash, esteve por cá, e eu, lamentavelmente, não pude ir ver. Só o soube graças à Pedaços.

Efeitos Colaterais

Hoje, o novo disco, "Side Effects", dos X-Wife, está à venda.

Que As Pedras Rolem (Menos 5)

Os Rolling Stones podem tocar tudo que quiserem nos concertos chineses, menos "Beast of Burden", "Brown Sugar", "Honky Tonk Woman", "Rough Justice" e "Let´s Spend the Night Together", por se tratarem temas com letras "sugestivas".

quinta-feira, abril 06, 2006

Quase Quase



Está quase cá fora o novo disco dos Crystal Skulls. Faltam uns dias. Sai a 11 de Abril mas podem encomendar já no InSound ou na Suicide Squeeze.

branco MAIS branco Não Há


Os The Whitest Boy Alive são uma banda alemã com um óptimo som pop. Podem constatá-lo pelos temas no MySpace. Podem visitar o seu site oficial mas ficam avisados que o vídeo é longo e leva bastante tempo a "baixar".

quarta-feira, abril 05, 2006

Oh Sisters Have Mercy

e deixai o nosso Benfica passar a eliminatória.

A propósito, os Sisters of Mercy, que têm um site bem vermelho, tocam hoje no Coliseu dos Recreios.

Chupa Com Gosto a Céu



Um chupa com gosto a céu para quem me disser de quem é este tema que os Voxtrot, de quem vos falei antes aqui e aqui, fizeram uma versão ao vivo nos estúdios da KEXP.


Os Voxtrot no MySpace.

can you DIG it



Os Black Keys têm um novo EP, "Chulahoma (Dig)", disponível a 2 de Maio.

Gene Pitney e Martin Gilks Deixam-nos


Gene (Francis Allan) Pitney
, o crooner americano, intérprete e autor, que apesar do seu talento relevado desde os anos 60, ficou mais conhecido pelo nº 1, o seu primeiro, com uma nova versão de um seu tema "Something Got A Hold of My Heart", ao lado de Marc Almond (Soft Cell), foi encontrado morto pelo seu manager. Gravou também uma versão de "That Girls Belongs To Yesterday" (Jagger/Richards) e participou em algumas sessões dos Rolling Stones em 1964.

Ele encontrava-se em digressão na Grã-Bretanha e tinha 65 anos.

-----------------

Martin Gilks, membro fundador dos Wonderstuff, faleceu também esta segunda-feira devido a traumas causados por um acidente de mota. Gilks foi o baterista até 1994 e, depois do regresso da banda, de 2000 até 2004.

Gilks, antes dos Wonderstuff, foi também baterista dos Mighty Lemon Drops até 1985.

Martin Gilks tinha 41 anos.


(fonte: sítio da banda)

terça-feira, abril 04, 2006

Março




Já estamos em Abril mas ainda não é tarde para March dos Bishop Allen. Monitor é um excelente tema. COMPREM March, o EP com este tema.

Giraças Patrocinam Enterros



Sai a 11 de Abril, o novo dos americanos Pretty Girls Make Graves. A editora, Matador, oferece para escuta o tema "The Nocturnal House". Isto é coisa que promete.

sempre um Nu Man



Isto é apenas uma cópia desavergonhada de Gary Numan que, provavelmente, até os apadrinhou. Já agora deliciem-se com o vídeo de "Cars", vídeo que tem 26 anos.

Gary Numan (MySpace) tem um novo disco, "Jagged".

Quanto aos White Rose Movement, na minha humilde opinião, são mais uma banda com um bocadinho de tudo (dos oitenta) mas com nada novo de nada.

Direitos de Editores/Consumidores

Sou totalmente contra o roubo de filmes e de músicas online. Quem gostaria que roubassem o seu trabalho sem proveito? No entanto, também não me ponho do lado dos editores, que para defenderem o seu negócio, desenvolvem sistemas de "protecção" que inibem os clientes/utilizadores legais, de cds e de dvds, de utilizarem livremente o produto comprado onde qualquer leitor. Por exemplo, muitas edições de cds áudio que não funcionam em leitores de auto-rádios. Para além disso, se a pessoa pretender salvaguardar a sua cópia de cd ou dvd original, porque tem crianças em casa, porque não quer perder mais uma vez os discos que lhe roubam de dentro do carro, não pode fazer uma cópia deles, para uso próprio? Na era analógica, era vulgar fazermos cópias dos nossos discos para não os riscarmos como para os podermos ouvir noutros locais em cassete. Porque é que hoje o utilizador/pagador tem que pagar duplamente (triplamente?) para ouvir a sua música, já que não pode fazer cópia do seu cd para mp3 para ouvir, por exemplo, num carro.

Gostava de saber porque é que a indústria musical não inibe editores de software, às dezenas, a venderem determinados programas que permitem a cópia de todo o tipo de cds e dvds indiferentemente se são protegidos ou não. Na verdade, alguns destes programas já fazem parte do pacote de software de computadores novos, nem que seja apenas na versão "light".

segunda-feira, abril 03, 2006

Zé Não Sei

Não sei porque é que José González passa na Antena3 e não passa na Radar. Já agora vejam o vídeo dele no Conan O´Brien (via Prefix Mag) a tocar a versão do tema dos Knife, que é também o tema que passa na Antena 3, e que o tornou popular graças à utilização deste tema pela Sony no anúncio dos seus novos televisores.

Postas já pouco frescas mas que com um pouco de sumo limão ainda vão:

"O Anúncio do Zé"

"Zé Longo"

We´re From Lisboa

Esta é a semana em que Barcelona soa mal. A semana que todos temos que ser de Lisboa, do Porto, de Braga, de Faro...de Portugal. Sei que nem todos os portugueses estarão a torcer pelo Benfica porque, enfim, somos Portugal dos "pequeninos".

Agora que a Radar está a passar o "We´re From Barcelona", muitos de vós quererão saber que a banda remodelou o seu site e já podem ouvir esse tema online. Podem também comprar "We´re From Barcelona" online, isto se conseguirem encontrar por lá a banda. Eu não consegui.

O Problema

Continua o problema dos downloads ilegais e a perseguição, pelas autoridades, dos ingénuos, dos parvos, dos chicos espertos e dos ladrões. Ao que parece, vai chegar a Portugal ou será só uma ameaça?

Entretanto, do outro lado do atlântico, a Sony/BMG atirou a toalha ao chão e perdeu um mega-processo por incluir software nos seus cds de audio que, além de instalar software no computador do comprador do cd, sem este ser avisado, veio alguém a descobrir que a instalação desse software tornava os computadores desses consumidores vulneráveis a hackers.

Os sistemas utilizados pela Sony/BMG para protecção dos seus cds são três: XCP, MediaMax 3.o e MediaMax 5.0.

Com o intuito de compensar os seus consumidores, a Sony/BMG acordou dar um álbum inteiro gratuitamente, de uma lista especificada pela editora, através de donwload e mais $7.50 (dólares americanos) em cheque ou em cartão de débito, para aqueles que compraram um cd com a protecção XCP. O clliente poderá também fazer o download desse disco que comprou num dos serviços de download. Tudo isto, se tiver comprado o cd antes de 1 de Fevereiro de 2006 e provar que devolveu o disco original à loja onde o comprou. Terá também que correr uma rotina de software no seu computador que tirará as "fraquezas" do XCP da sua máquina.

Aqueles que comprarem cds com o MediaMax 3.0 até ao final deste ano, poderão fazer um download do mesmo cd online. Os que comprarem um cd com o MediaMax 3.0 até ao final deste ano poderão fazer um download gratuito desse cd e escolher mais um, gratuitamente, de uma lista de 200 títulos. Para isto terão, é claro, que provar que compraram esse cd com um código de barras ou um recibo.

Até agora, não tenho conhecimento de uma recompensa para consumidores europeus relativamente a este assunto.

Para mais informação sobre estas tecnologias e outras ligações pertinentes:

Discos com XCP (EUA)

Discos com XCP (Canadá)


Sony/BMG MediaMax

Títulos com o MediaMax 5

Títulos com o MediaMax 3
(Via Electronic Frontier Foundation)

MediaMax
(no site da Sunncomm, empresa que desenvolveu o software)

Lista de cds com MediaMax
de diversas editoras fornecida pela Sunncomm

Forbes : "Sony/BMG Settles..."